qua, 27 agosto 2025 15:43
Unifor prorroga inscrições de trabalhos para o Encontro Internacional de Direitos Culturais
Período para submissão de trabalhos vai até 21 de setembro. Evento é composto por duas fases, sendo uma na Unifor e outra em Roma, na Itália

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, anuncia, nesta quarta-feira (27), a prorrogação das inscrições para o XIV Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD), em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC).
O evento acontecerá em duas etapas: 20 a 24 de outubro (fase Brasil) e 17 e 18 de novembro (fase Itália), com atividades presenciais e no formato híbrido. O tema desta edição é “O papel do parlamento no desenvolvimento dos direitos culturais”, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios e perspectivas desse campo.
Inscrições de artigos
Pesquisadores interessados em apresentar trabalhos podem submeter até dois artigos, desde que destinados a simpósios temáticos diferentes. As submissões estão abertas até 21 de setembro, sendo necessário estar inscrito como autor/ouvinte para participar.
Os artigos devem dialogar com a proposta central do evento e se vincular a um dos seis simpósios temáticos:
- ST1 – Parlamento e Patrimônio Cultural
- ST2 – Parlamento e Políticas Culturais
- ST3 – Parlamento, Meio Ambiente e Cultura
- ST4 – Parlamento e Economia da Cultura
- ST5 – Parlamento, Sociedade e Cultura
- ST6 – Parlamento, Grupos Minoritários e Cultura
Participação como ouvinte
Aqueles que desejam apenas acompanhar as atividades podem se inscrever até 10 de outubro de 2025. A participação é gratuita, e os ouvintes telepresenciais deverão permanecer conectados durante as transmissões para garantir a certificação.
Calendário
- Inscrições de trabalhos: até 21 de setembro
- Inscrições de ouvintes: até 10 de outubro
- Resultado da seleção de trabalhos: até 10 de outubro
- Fase Brasil: 20 a 24 de outubro
- Fase Itália: 17 e 18 de novembro
Sobre o evento
Em sua 14ª edição, o EIDC se consolida como um espaço internacional de debates e trocas sobre os direitos culturais. O encontro tem como propósito discutir o papel dos parlamentos na proteção e promoção da cultura, além de estimular o diálogo entre juristas, pesquisadores de diferentes áreas, gestores, profissionais da cultura e estudantes.
A programação completa, com palestras, mesas e debates, será divulgada em breve no site oficial do evento.
Serviço
XIV Encontro Internacional de Direitos Culturais - EIDC
Fase Brasil: 20 a 24 de outubro de 2025
Local: Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - Fortaleza/CE)
Fase Itália: 17 e 18 de novembro de 2025
Local: Unitelma Sapienza (Piazza Sassari, 4, 00161 - Roma, Itália)
Inscrições: clique aqui!
* Evento híbrido