Objetivo geral

Formar especialistas em Enfermagem Neonatal e Pediátrica.

Objetivos específicos

  • Conhecer os princípios que norteiam a assistência de saúde ao neonato, criança, adolescente e sua família, nos diferentes níveis de atenção;
  • Delinear as intervenções de enfermagem para o neonato/criança/adolescente e sua família em situação de doença e hospitalização, considerando a prática baseada em evidência científica;

Público-alvo

Profissionais com formação superior oriundos dos cursos de graduação em Enfermagem.

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Cronograma

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Núcleos

Discutir as políticas públicas de saúde, as ações básicas e as linhas de cuidado da atenção integral à saúde da criança e do adolescente. Desenvolver ações de prevenção de agravos a criança e ao adolescente, distinguindo os sinais físicos e emocionais de violência contra a criança e o adolescente.

Analisar através de uma atitude ética o processo crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, avaliando os aspectos clínicos e psicossociais. Identificar os principais agentes estressores e as reações da criança, adolescente e família no processo de adoecimento e hospitalização. Aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem à criança e ao adolescente hospitalizado.

Analisar através de uma atitude ética o processo crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, avaliando os aspectos clínicos e psicossociais. Realizar consultas de enfermagem nos principais agravos que acometem a saúde da criança utilizando a SAE.

Realizar cuidados de enfermagem à criança e ao adolescente portadores de doenças agudas e crônicas, apresentando atitude ética e humanizada. Aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem à criança e ao adolescente em tratamento crítico.

Utilizar os protocolos que apoiam a prática do enfermeiro ao atendimento a criança cardiopata. Aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem à criança com cardiopatias.

Conhecer, analisar e manejar os processos assistenciais e administrativos mais importantes das Unidades de Internação Hospitalares em especial, os aspectos de planejamento, organização, liderança, trabalho em equipe e práticas para cuidados seguros e de qualidade.

Conhecer o processo de pesquisa ou outras formas de produção de conhecimentos, aplicada na administração em saúde e em enfermagem.

O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.

No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.

Atenção: curso fora de oferta no momento.