Como você cuida da sua voz? Entenda a importância da saúde vocal
A voz é uma das características mais distintas do ser humano. Ao longo da vida, ela se modifica naturalmente em virtude das transformações de crescimento e envelhecimento das estruturas responsáveis pela produção vocal no corpo humano. A voz também é instrumento de trabalho para diversos profissionais, dependentes quase que totalmente desse aspecto para exercer seu ofício, como os cantores, locutores, radialistas e professores.
"Ela [a voz] é o som que produzimos quando falamos. Então, ela pode ser mais alta, mais forte, mais baixa. Pode ser mais aguda, mais fina, mais grave, mais grossa, e/ou rouca", explica Charleston Palmeira, fonoaudiólogo e professor do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.
Como forma de destacar a importância da voz, 16 de abril foi o escolhido como o Dia Mundial da Voz, e a história por trás da data tem origem em terras brasileiras, no ano de 1999, a partir de iniciativas de alguns médicos, fonoaudiólogos e professores de canto pertencentes à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV) - hoje Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).
O exemplo brasileiro de comemorar a voz foi seguido por outros países, como Argentina e Portugal, e a data passou a ser reconhecida por outras nações. Porém, a celebração a nível mundial aconteceu de fato somente em 2002, quando a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, localizada nos Estados Unidos, reconheceu oficialmente a data.
No Brasil, seis anos depois da data passar a ser celebrada mundialmente, foi instituído, por meio da Lei nº 11.704/2008, o Dia Nacional da Voz, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a voz, bem como informar sobre os sinais e sintomas para auxiliar no diagnóstico precoce de doenças que podem acometer o aparelho fonador e causar alterações na voz e na fala, como o câncer de laringe e faringe.
A data é marcada por campanhas de combate e prevenção a essas doenças, e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) é uma das grandes responsáveis pela realização de muitas ações de conscientização da população. Para 2022, a SBFa, em parceria com o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, lançou a 17ª edição da campanha "Amigos da Voz", iniciativa anual em alusão à data comemorativa.
Neste ano, a campanha traz o tema "Sua Voz Importa", com o intuito de agregar a conscientização sobre a importância da voz como ferramenta de empoderamento social ao objetivo tradicional de promoção da saúde vocal, reforçando a mensagem de inclusão e igualdade de direitos de vulneráveis. Ações como essa são de extrema importância e representam oportunidades únicas de disseminar conhecimento e orientar a população acerca desses temas.
O fonoaudiólogo também traz dicas de como cuidar da voz, reforçando a importância de se procurar um médico caso o indivíduo experiencie rouquidão por mais de dez dias, para que isso seja investigado. De acordo com ele, alguns cuidados básicos são: repousar a voz, evitar alimentos que criem desconforto na garganta, assim como fumar e bebidas alcoólicas. O indicado para uma boa saúde vocal é sempre beber muita água e se alimentar de uma maneira bem equilibrada.
Além disso, o docente alerta para os principais sinais que podem ser indicadores de possíveis problemas no aparelho fonador. "Os principais sinais que a voz não está tão bem se apresentam na forma de cansaço para falar, tensão no pescoço, sensação de corpo estranho na garganta, como secreção, sensação de aperto, entre outros. Falhas ou perda total da voz, que a gente chama de afonia, além de pigarros e tosse seca", pontua o profissional.
Sua voz importa
Como forma de celebrar o Dia Mundial da Voz, data emblemática para os fonoaudiólogos e demais profissionais da área, o curso de Fonoaudiologia da Unifor realiza, no próximo dia 13 de abril, no Auditório A1, um seminário com a temática "Sua Voz Importa", em alusão à campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
O evento é realizado pela disciplina de Introdução à Fonoaudiologia, orientada pelo professor Palmeira e pela professora Denise Klein, também docente do curso. O seminário terá uma abertura, realizada por ambos os professores juntamente à coordenadora Fernanda Sampaio e ao fonoaudiólogo Tiago Aguiar, representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono 8), além de duas palestras com temas muito importantes para a abordagem escolhida neste ano.
A primeira palestra traz a temática "A Voz da Pessoa Laringectomizada", e será ministrada pela fonoaudióloga Silvia Capistrano. O termo "laringectomizada" se refere à pessoa que, por alguma alteração, geralmente câncer nas pregas vocais, tem a sua laringe retirada. De acordo com o professor Charleston, é nesse órgão onde ficam localizadas as pregas vocais, assim, a pessoa perde a habilidade de falar de maneira fisiológica e passa a desenvolver a fala através de outros recursos.
A segunda exposição será realizada por Tiago Aguiar, que conversará com os presentes sobre "A voz da pessoa transexual", uma discussão muito presente atualmente no campo da fonoaudiologia, devido a transição e a possibilidade de modificação da qualidade da voz entre os gêneros. Além das duas palestras, o evento também contará com atração musical e sorteios, e a inscrição acontece por ordem de chegada.
Serviço
Seminário: Sua Voz Importa
Data: 13 de abril de 2022
Horário: 11h30min às 13h
Local: Universidade de Fortaleza – Auditório A1
Apoio: Coordenação do curso de Fonoaudiologia