Crianças menores de dois anos não devem usar máscaras, saiba os motivos

Com a pandemia causada pela Covid-19, o comportamento e a forma de se portar na sociedade mudaram. Desde o primeiro caso, registrado no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, pesquisadores e especialistas da área da saúde indicam medidas paliativas para conter a disseminação do vírus. Entre elas: o distanciamento e, quando possível, isolamento social; lavar bem as mãos, higienizar objetos, evitar aglomerações e usar máscaras em locais públicos.

Veja como fazer uma máscara de pano para se proteger do coronavírus

Entretanto, é necessário compreender melhor tais medidas. O uso de máscaras, por exemplo, ainda gera diversas dúvidas. Para sanar algumas dessas questões, conversamos com Olívia Costa Bessa, professora do curso de Medicina e do Programa de Pós em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza, .

Quem pode usar máscara?

Em relação às pessoas que podem utilizar máscaras, a médica faz alerta sobre o público infantil. “A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Academia Americana de Pediatria e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é o uso de máscara para toda população, incluindo crianças e adolescentes a partir de 2 anos”, ressalta Bessa.

E crianças menores de 2 anos?

A professora do curso de Medicina da Unifor explica: "as vias aéreas de crianças menores de 2 anos são de pequeno calibre e o uso de máscara pode dificultar a respiração e oxigenação adequada, com risco maior de sufocação. E isso pode tornar-se ainda mais grave devido à salivação mais intensa nessa idade e nas situações onde há obstrução nasal por secreção”.

Quais os riscos de uma criança menor de 2 anos usar máscara?

“Pela imaturidade motora nessa idade, as crianças podem ter maior dificuldade em retirar a máscara em situações onde tiver restrição para respirar”, acrescenta a médica.

Olívia Bessa explica que a melhor abordagem para proteção, nesses casos, é manter as crianças em casa, em distanciamento social, evitando que fiquem expostas a pessoas e ambientes contaminados.

Em geral, usar máscara funciona?

“A Covid-19 pode ser transmitida através de gotículas, que são pequenas gotas de saliva e secreção eliminadas quando uma pessoa tosse, espirra ou até mesmo fala. As máscaras funcionam como barreira de propagação da doença, uma vez que quando uma pessoa tosse, espirra ou fala, grande parte das gotículas fica presa na máscara. Elas devem ser usadas aliadas a outras formas de prevenção, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização correta das mãos”, afirma Olívia.

De que forma a máscara diminui a contaminação?

"O uso de máscaras - além de eficiente, é um equipamento simples - deve ser realizado em larga escala, por todos os indivíduos, tendo como base a proteção individual e coletiva, uma vez que muitas pessoas podem estar infectadas e serem assintomáticas, de forma, que, ampliando o uso de máscaras para toda a população, é possível diminuir a contaminação pessoa-pessoa e pessoa-ambiente, sendo uma importante ferramenta no combate à propagação do novo coronavírus”, complementa a profissional.