Descubra a importância do protetor solar para ter uma pele saudável

A busca por uma qualidade de vida melhor por meio de práticas e hábitos saudáveis vem crescendo ao redor do mundo. Muito disso se dá em razão da busca pela prevenção de doenças e outras enfermidades. E quando se trata da saúde da pele, o maior órgão do corpo humano, existe um elemento indispensável nesse fator: o protetor solar

Com as primeiras versões sendo desenvolvidas na década de 1930, o produto é o principal agente no combate aos danos causados pelos raios ultravioletas (UV). Tal propriedade o torna protagonista na prevenção ao câncer de pele – que pode ser adquirido por um longo período de exposição ao sol –, além de gerar outros benefícios ao evitar ressecamento, queimaduras, manchas e muito mais.  

O uso do protetor solar é indispensável para os cuidados com a pele, tanto para a sua saúde quanto para sua estética. Hoje, para qualquer tratamento que engloba o órgão, é necessário que haja tal proteção. Além disso, ele está diretamente ligado à prevenção de doenças graves. Ou seja, é fundamental”, afirma Tarciane Carvalho, professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.


 Tarciane Carvalho é docente do curso de Estética e Cosmética da Unifor (Foto: Acervo pessoal)

A docente destaca que o filtro, além dos outros diversos benefícios, atua contra o fotoenvelhecimento, que é o envelhecimento precoce da pele em decorrência ao excesso de exposição solar. Esta questão está diretamente ligada a uma imagem que viralizou na internet, objeto de estudo de Christian Posch, pesquisador no Departamento de Dermatologia da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.

Na fotografia, é apresentada uma mulher de 92 anos que, por mais de 40 anos, só aplicou protetor solar no rosto. O contraste entre a área que o filtro foi aplicado e as demais ressalta a necessidade de seu uso para uma pele saudável. A imagem ainda reforça a importância de aplicar o protetor diariamente em todas as regiões que sofrem exposição solar.

 
Imagem ressalta a importância da utilização do protetor solar (Foto: Reprodução)

Os riscos da não utilização

Como já falado, o uso do protetor traz benefícios e protege quem o aplica de forma adequada. Sem a sua utilização, são acarretados diversos prejuízos para a saúde e estética da pele. Além do envelhecimento precoce, problemas como insolação, flacidez e lesões vão, ao decorrer do tempo, aparecendo. 

Além disso, quem não faz a utilização do filtro fica exposto a várias doenças, dentre elas, o câncer de pele. Este é, inclusive, o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Como utilizar o protetor solar?

A professora Tarciane Carvalho dá algumas dicas de como usar o filtro solar da forma mais adequada. Confira a seguir:

  • A quantidade ideal de protetor para cada parte do corpo é a seguinte: uma colher de chá para o rosto, uma para a frente do corpo, uma para as costas e uma para cada braço. Já para as pernas, são duas colheres de chá em cada.
     
  • Para aplicá-lo, coloque a quantidade adequada na mão e o ponha com a ponta do dedo. Posteriormente, espalhe fazendo movimentos circulares, até o distribuir igualitariamente pela região. 
     
  • Reaplique o protetor a cada duas horas.
     
  • Realize o processo de aplicação diariamente em todas as partes do corpo expostas à radiação solar. 
     
  • Utilize o protetor mesmo estando em casa e em períodos fora do verão. 
     
  • Fique atento ao tipo de protetor adequado para a sua pele, verificando o Fator de Proteção Solar (FPS) correto para você.