Dezembro Vermelho: tire suas dúvidas sobre HIV, Aids, IST, tratamento e métodos de prevenção
O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV, Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O Dezembro Vermelho dá sequência às ações do Dia Mundial contra a Aids, celebrado desde 1988 no mundo todo em 1º de dezembro.
A seguir, a gente tira algumas das principais dúvidas sobre o tema.
O que é a AIDS?
Causada pelo vírus HIV, é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) com degeneração progressiva do sistema imunológico.
Como ocorre a transmissão?
Pela relação sexual (oral, anal ou vaginal), transfusão de sangue, compartilhamento de materiais cortantes ou perfurantes (agulhas ou seringas) e pela amamentação.
Quais os sintomas?
Os primeiros sintomas aparecem cerca de três a seis semanas depois da exposição, similares aos de uma gripe. É possível apresentar febre, mal-estar prolongado, gânglios inchados pelo corpo, manchas vermelhas pela pele, etc.
É possível afirmar que algumas pessoas podem ser assintomáticas e permanecem dessa forma por anos, enquanto o vírus se replica no organismo.
Qual o tratamento?
Uma combinação de medicamentos antirretrovirais (ARVs) ajuda a combater a multiplicação do vírus e permite que os pacientes levem vidas mais longas e saudáveis.
Existe prevenção?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de camisinha em relações sexuais como método principal de prevenção.
Para diminuir a possibilidade de transmissão é recomendado a PrPE (Profilaxia Pré-Exposição) com função de impedir que o HIV se espalhe pelo corpo; e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) que funciona como uma prevenção de emergência pós exposição pelo HIV ou outras infeções sexualmente transmissíveis.
Para mais informações a respeito, você pode entrar em contato com a Liga Acadêmica de Gênero e Infecções Transmissíveis (LAGIST) da Unifor.