Dia Mundial da Voz: confira dicas de cuidados com a fonoaudióloga Silvia Capistrano

Nesta quinta-feira (16), é comemorado o Dia Mundial da Voz. Para celebrar a data, conversamos com a fonoaudióloga Silvia Capistrano, que nos dá dicas de como cuidar bem da nossa voz.

Hidratação

"Manter o organismo hidratado é muito importante. Daí recomenda-se a ingestão de dois a três litros de água por dia", recomenda a especialista.

Alimentação

Um outro ponto relevante refere-se à ingestão de alimentos. "Manter uma alimentação saudável e equilibrada previne o refluxo. Também devemos ter cuidado e evitar o consumo - principalmente antes do uso profissional da voz - de alimentos achocolatados e seus derivados, já que eles aumentam a secreção e dificultam a emissão da voz", ensina Silvia Capistrano.

Vestimenta

Evite roupas muito apertadas na região do pescoço e cintura, já que elas podem dificultar a livre movimentação da laringe e do diafragma, que é um importante músculo da respiração.

"Fale sem esforço, procure articular bem as palavras, a fim de ser mais facilmente compreendido", destaca.

Evite fumo e álcool

O fumo é altamente nocivo, já que a fumaça quente agride o sistema respiratório, principalmente as pregas vocais, causando irritação, edemas, pigarro, entre outros sintomas. 

Capistrano também alerta que é bom evitar o uso de pastilhas fortes e sprays que mascaram os sintomas de garganta irritada, pois isso nos leva a fazer esforço na fala, mas sem perceber. Ela dá a dica: "Em substituição a essas alternativas, faça um repouso vocal que será muito bem-vindo. Durma bem".

Rouquidão prolongada

A fonoaudióloga lembra, se você apresentar cansaço, rouquidão ou outra alteração vocal por mais de 15 dias, procure um profissional fonoaudiólogo ou médico otorrinolaringologista.