Estética e Cosmética: unhas de acrigel exigem cuidados especiais, saiba como fazer a manutenção corretamente
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) possui um guia com cuidados para o uso de unhas de acrigel. Essa técnica envolve a aplicação de uma mistura de gel com pó acrílico que cobre as unhas.
Segundo a SBD, é importante consultar um médico dermatologista antes de realizar o procedimento. A consulta ao profissional é importante para que ele possa identificar se há algum fator de risco a ser observado ou que dificulte a implantação dessa substância.
A realização do procedimento é contraindicada para pessoas com alergia às substâncias utilizadas no composto, indivíduos que tenham psoríase, gestantes, diabéticos, em tratamento contra o câncer ou para crianças ou adolescentes com menos de 16 anos.
Outro cuidado importante é conferir se os produtos que serão utilizados estão autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A SBD recomenda também que a pessoa confirme se o(a) responsável pela aplicação possui a formação necessária para realizar o procedimento.
Manutenção
Depois de colocado o produto, a manutenção deve ser feita a cada 21 dias, no máximo, sendo o intervalo de 15 em 15 dias o mais adequado. Nesse período, a pessoa que recebeu a aplicação deve ficar atenta se ocorreu algum tipo de deslocamento ou de infiltração do produto.
Caso a pessoa aplique a unha de acrigel e sinta desconforto ou alguma doença que possa ter relação com o procedimento, um médico deve também ser acionado. Desconfortos e problemas podem ocorrer no contato com produtos químicos. Por isso, as tarefas domésticas devem ser realizadas com luvas.
Para retirar o esmalte, o indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é utilizar removedores específicos, e não acetona. Já a remoção da unha de acrigel deve ser feita por profissionais capacitados. Depois disso, evite colocar esmalte.
Ainda segundo a SBD, o uso excessivo pode ocasionar problemas como infecções por fungos ou bactérias ou reações alérgicas.
Recomendações para sua saúde e segurança
1. Verifique se você tem o perfil adequado para usar unhas de acrigel. Converse com um dermatologista sobre o assunto.
2. Não se recomenda este procedimento em: pessoas alérgicas aos componentes usados, com a pele sensível ou que tenham psoríase da unha ou alguma infecção ou micose. Unhas de acrigel também não são indicadas para: gestantes, pessoas com diabetes, pacientes em tratamento contra o câncer e menores de 16 anos.
3. Informe-se se os produtos a serem utilizados no procedimento constam da lista de liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
4. Procure saber se o profissional que fará a aplicação da unha de acrigel tem a formação adequada e segue as regras da vigilância sanitária.
5. Fique atento(a) ao prazo de manutenção, que deve ser feito a cada 15 dias ou, no máximo, 21 dias, dependendo do crescimento da unha. Neste momento, é importante avaliar se houve deslocamento e infiltrações.
6. Não lixe as unhas de acrigel em casa.
7. Na retirada de esmalte, não use acetona, mas removedores específicos.
8. Na hora dos afazeres domésticos, use luvas para evitar o contato com produtos químicos.
9. Unhas muito compridas podem causar o efeito de alavanca, que gera descolamento das lâminas durante atividades manuais, como digitar.
10. Ao verificar qualquer sinal de problema ou desconforto, procure um dermatologista.
11. Somente um profissional capacitado deve retirar a unha de acrigel.
12. Após remoção, não aplique esmalte, apenas hidratantes próprios, e várias vezes durante o dia.
13. Atenção aos sinais que indicam que o uso da unha de acrigel está causando dano à unha natural.
14. A utilização ininterrupta de unha de acrigel pode trazer problemas. Há riscos de infecção por fungos e bactérias, bem como de reações alérgicas e dermatite de contato.
15. Em qualquer momento, o médico dermatologista deve ser consultado para tirar dúvidas.
Com informações da Agência Brasil.