Fisioterapia e a saúde do idoso em tempos de pandemia
Diante da possibilidade de uma nova onda de Covid-19, o isolamento social continua sendo um importante aliado na prevenção à doença. Para grupos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos, além do distanciamento, outros cuidados devem ser redobrados. Por ficarem mais tempo dentro de casa, essas pessoas acabam suscetíveis a problemas físicos, cardiovasculares e respiratórios.
A seguir, o professor e especialista em Saúde do Idoso, Nilson Menezes, destaca os riscos da pandemia para pessoas da terceira idade e como a fisioterapia pode ajudar na manutenção da boa saúde física.
Imunidade mais baixa
O distanciamento social tem colaborado com uma série de problemas físicos, tais como: diminuição da força; diminuição do tônus muscular; e trofismo, que é a atrofia da musculatura e da amplitude de movimento dos membros. Além disso, por mais que o idoso seja saudável, há uma fragilidade imunológica natural.
“A fisioterapia orienta os idosos a se movimentarem, a ficarem em pé, a andarem dentro de casa e que evitem ficar muito tempo sentados ou deitados. Ou seja, é estar sempre em movimento. Também indico familiares para que valorizem seus componentes idosos, que escutem, conversem e que os estimulem com muita delicadeza a se movimentarem para que não adoeçam”, destaca.
Olhar atento para o sedentarismo
O idoso que vive esse processo de isolamento está sujeito a algumas doenças devido ao sedentarismo; uma delas é a obesidade, que proporciona o acúmulo de gorduras no corpo de uma forma geral e principalmente nas artérias, podendo ocasionar acidentes vasculares cerebrais (AVC), hipertensão arterial e colesterol alto. O sobrepeso também atinge as articulações, causando desgaste e dor na região afetada, levando à artrose, doença degenerativa.
Problemas cardiovasculares podem surgir, ocasionando dificuldades na circulação sanguínea. A diabetes é outra doença que aparece com frequência. Há ainda estudos que mostram a possibilidade de surgimento de alguns tipos de câncer devido ao sedentarismo.
Além de tudo isso, o sedentarismo pode levar a alterações psíquicas como ansiedade ou depressão, já que o hábito sedentário inibe a produção de endorfina que é o hormônio relacionado à sensação de prazer e bem-estar.
Estude Fisioterapia na Unifor
O curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza tem o compromisso de formar profissionais habilitados em várias áreas da saúde. Desde o primeiro semestre, os alunos são inseridos em vivências e práticas nos ambientes de trabalho e têm à disposição uma estrutura diferenciada, muitas possibilidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A Unifor preparou novidades e vantagens para você estudar na melhor do Norte/Nordeste. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1.