Lives do Conhecimento: Contardo Calligaris conversa sobre a situação de Jovens e Idosos em tempo de quarentena
O psicanalista e escritor Italiano radicado no Brasil explicou os impactos da Covid-19 nas relações e comportamentos das gerações.
Enfrentar a pandemia da Covid-19 e, consequentemente, o isolamento social não tem sido uma tarefa fácil. Por isso, a Universidade de Fortaleza criou o projeto “Lives do Conhecimento”, que tem o propósito de, através de suas mídias sociais, democratizar a informação e contribuir para proteção da saúde de todos a partir de conteúdos relevantes.
Temáticas sobre rotina de estudos, sono e saúde mental já foram questões de debate. No dia 24 de abril, a iniciativa teve a participação do escritor e psicanalista Contardo Calligaris para falar sobre “Jovens e Idosos em tempo de quarentena”.
A transmissão ocorreu pelas redes sociais da Unifor (Instagram, Facebook e YouTube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET), aberto ao público. A mediação ficou por conta da professora e coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, Bete Jaguaribe.
Em uma conversa leve e objetiva, Calligaris comentou sobre a situação das relações interpessoais das mais diversas gerações com a distância, e como a tecnologia pode interferir. Outro ponto levantado durante a live foi “Otimismo Protocolar”, que segundo o psicanalista é muito comum aos brasileiros. Ao final, orientou evitarmos o negacionismo para que possamos enfrentar o momento da melhor forma possível.