Menopausa precoce: saiba como identificar e entenda mais sobre os sintomas
A enfermeira Aline Feitoza caracteriza a menopausa como o período de doze meses ininterruptos sem menstruar, marcando o final da vida reprodutiva do ser humano; ocorre por volta de 45 e 55 anos e é precoce se for antes dos 40 anos, acarretando diversas consequências hormonais.
No entanto, antes de entender o conceito de menopausa, é necessário falar sobre um período que faz parte dessa mudança hormonal: o climatério. O termo - pouco evidenciado - é confundido com a própria menopausa, já que faz parte de uma das tres fases desse ciclo, que são respectivamente: pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa.
Aline Feitoza, docente do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza há 18 anos
“Vamos supor que alguém passou dez meses sem menstruar e teve uma nova menstruação. Essa pessoa não está na menopausa, ela está no climatério. Se a mulher menstruou em maio do ano passado e maio deste ano fez um ano sem menstruação, aí a gente pode considerar que ela está na menopausa. É importante diferenciar essas duas coisas”, explica Aline Feitoza.
Menopausa: quando ela é considerada precoce?
A menopausa pode ser considerada precoce se for antes dos 40 anos, reforça a enfermeira. Ela ainda acrescenta que os sintomas são os mesmos da menopausa normal.
- Calores excessivos;
- Insônia;
- Diminuição da libido e falta de lubrificação;
- Alterações no humor.
A menopausa precoce é preocupante, uma vez que acarreta a falência dos hormônios, aumentando a probabilidade de desenvolver outras doenças, ressalta a enfermeira. “Precocemente a perda de libido, ressecamento e a falta de estrógeno aumentam o fator de risco cardiológico, osteoporose e outros agravos”, resume Feitoza.
+Conheça o curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza
Menopausa: como amenizar os sintomas precoces?
"Às vezes, a pessoa acha que está entrando no climatério por uma irregularidade menstrual, mas ela pode ter outro problema de saúde. Então é fundamental que procure o ginecologista”, ressalta Aline. Há também opções de reposição hormonal (RH), no entanto, esse tratamento não é indicado para todas as pessoas.
O médico irá avaliar o histórico de vida da paciente para checar se está apto ou não a realizar a reposição hormonal. Além disso, existem tratamentos naturais para aliviar esses sintomas como: utilizar roupas mais leves para evitar o calor, evitar álcool, café e praticar exercícios físicos com regularidade.
Quem está na menopausa pode engravidar?
Na menopausa, com os hormônios reprodutivos cessados, não é possível engravidar. No entanto, é possível engravidar no período de climatério, quando a menstruação ainda está desregulada e ainda existem hormônios reprodutores.
“Acontece muito de mulheres engravidarem no climatério, que é o período que a menstruação começa a ficar irregular. Às vezes, a mulher passa cinco meses sem menstruar só que ela ainda tem óvulos e hormônios suficientes, então ela ainda pode engravidar”, explica Aline Feitoza.