Saiba quando um alimento deve ou não ficar na geladeira
Na hora de mobiliar uma casa, um dos itens indispensáveis para a maioria é a geladeira. O equipamento é necessário para conservar alimentos, ajuda a diminuir o aparecimento de mofos e reduz o rápido amadurecimento de frutas e legumes, por exemplo.
Apesar de sua utilidade, o processo de refrigeração pode levar à alteração da textura, sabor e à perda de propriedades originais de alguns alimentos. Em entrevista concedida ao jornal O Otimista, Gleucia Moura, professora do curso de Nutrição da Unifor, explica um pouco de como funciona a conservação dos itens que costumamos colocar na geladeira.
Gleucia Moura lembra que a refrigeração apenas atrasa a multiplicação de microrganismos, mas eles continuam vivos. Por essa razão, a comida estraga mesmo na geladeira.
Frutas e folhas
Frutas devem ser conservadas na geladeira, pois amadurecem mais rápido. Algumas que a professora destaca:
- Tomate
- Kiwi
- Caqui
- Pera
- Maracujá
- Pêssego
- Ameixa
- Maçã
- Melão
- Manga
- Mamão
Limão, romã, laranja, uva, melancia e morango exigem uma atenção maior, pois são mais sensíveis a temperaturas elevadas.
Já a banana e o abacate sofrem com a chamada injúria pelo frio. Ou seja, a casca escurece e a polpa pode ser afetada, mudando de textura e sabor.
Ovos
A professora explica que ovo é um alimento perecível e suscetível ao crescimento de microrganismos. É importante, além de ser mantido na geladeira, observar a integridade da casca, que não deve possuir trincas ou sujeira.
Pão
Aqui a resposta de Gleucia Moura é "tanto faz". Se ficar na geladeira, o pão vai ficar mais tempo livre de mofo.
Café
O café pode absorver o aroma de outros alimentos. O recomendado é não refrigerar. Se for para a geladeira, é necessário que esteja numa embalagem hermeticamente fechada.
Fonte: com informações do jornal O Otimista.