Treinar em casa ou na academia? Saiba qual a melhor opção para o seu perfil

Cenário de pandemia, novos decretos restringindo o acesso a locais públicos, limitando o funcionamento de estabelecimentos não essenciais, aí vem a dúvida: treinar em casa ou na academia?

Mesmo com a recente aprovação da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) do Projeto de Lei que declara como essencial a prática da atividade física e do exercício físico em academias, bem como em espaços públicos, algumas pessoas ainda sentem receio da exposição e permanecem treinando de casa.

A verdade é que o perfil de treino e o tempo disponível serão determinantes para o formato a ser escolhido. Aqueles que têm facilidade de locomoção e agenda mais livre, em geral, costumam optar pelas academias, enquanto que os treinos em casa acabam sendo a opção para quem dispõe de uma rotina mais corrida.

No geral, ambos os estilos são bons e o que importa é adequar a sua segurança com os resultados desejados. Se você busca apenas movimentar o corpo e deixá-lo longe do sedentarismo, há atividades caseiras que podem dar conta do recado.

“O treino calistênico - feito em casa e com o peso do corpo - é extremamente importante e útil para proporcionar a saúde, bem-estar e desenvolver uma aptidão física geral; possui benefícios e pode ser utilizado de forma diversificada”, explica o professor do curso de Educação Física da Unifor, Thiago Daniele. 

Precisa intensificar o treino? O uso de halteres ou elásticos pode ser uma boa pedida para impulsionar a efetividade dos exercícios.

Caso você esteja atrás de resultados mais visíveis, talvez a academia seja o local que melhor irá lhe ajudar nessa busca. Saber o que você gosta e pensar nos resultados que pretende obter é fundamental na escolha do local de treinamento, ainda mais se o ambiente gerar motivação para treinar.

> Estude Educação Física na Unifor: vestibular online

E se minha casa não é bem equipada, como posso adaptá-la? A dica é comprar alguns halteres. Há também barras, elásticos, cordas para pular e pesos para pés que podem deixar sua casa mais equipada para treinos individuais. O lado bom é que serão equipamentos de uso individual, onde apenas você ou conhecidos irão manuseá-los.

Treine com cuidado!

Faça sempre um treino alinhado aos seus limites, respeitando seu condicionamento físico. Não force algo que você não consegue aguentar! Se não houver o auxílio de um profissional especializado, o professor Thiago Daniele recomenda que sejam feitas atividades leves, como os alongamentos.

“Uma boa opção de exercícios a serem realizados em casa são os alongamentos. Faça adaptações de exercícios para membros inferiores, superiores e tronco. Claro, vale lembrar que o mais recomendado é que esses exercícios sejam feitos com um auxílio profissional”, explica.

Vantagens de treinar na academia

  • Maior variedade de equipamentos;
  • Acompanhamento profissional;
  • Ambiente climatizado;
  • Socialização.

Vantagens de treinar em casa

  • Flexibilidade no horário;
  • O uso de máscara é opcional;
  • Oportunidade de interação com a família.

Estude Educação Física na Unifor

Na Unifor, você se prepara para atuar em um mercado emergente em razão do crescente interesse por melhoria da qualidade de vida e da saúde, com um campo de trabalho extenso e diversificado. O curso de Educação Física da Unifor possibilita a você graduação na modalidade Bacharelado ou Licenciatura. O curso conquistou nota 4 (em um intervalo de zero a cinco) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).