Colaboradores da Unifor visitam Memorial Edson Queiroz

Em celebração ao centenário de nascimento do industrial Edson Queiroz, 36 colaboradores da Unifor participaram, no último dia 16/05, de uma visita ao Memorial Edson Queiroz, em Cascavel/CE. A atividade, coordenada pela área de Gente e Gestão da Gerência de Recursos Humanos (GRH), teve como objetivo proporcionar uma imersão na trajetória do criador da Fundação Edson Queiroz e mostrar sua história de vida familiar e profissional como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico do Ceará. 

Durante o tour guiado em três espaços expositivos que abrigam objetos, imagens e registros históricos, os participantes conheceram os principais marcos da vida de Edson Queiroz — da infância e juventude, passando pelo casamento e a fundação de empresas (como Gás Butano, Cascaju, Indaiá, Sistema Verdes Mares, Universidade de Fortaleza) até os últimos dias de sua jornada. 

“A visita ao Memorial Edson Queiroz foi um momento ímpar, uma excelente oportunidade para conhecer a história do nosso fundador. Cada espaço nos conta um pouco da trajetória desse grande industriário que, com uma visão à frente do seu tempo, construiu um legado sem precedentes, colocando o estado do Ceará em um novo patamar de desenvolvimento no cenário nacional”, destacou Regina Morais, coordenadora de Gente e Gestão da Unifor.

Além do conteúdo histórico, a visita também promoveu integração entre os colaboradores da universidade. Luziana Lourenço, bibliotecária da Biblioteca da Unifor, elogiou a experiência. “A visita foi incrível, principalmente ao escutar a história do fundador que motiva e inspira. Outro ponto muito importante foi a interação dos funcionários dos diversos setores durante a apreciação do memorial”, avaliou.

Para Vander Lopes, analista de Gente e Gestão da GRH, pela primeira vez visitando o Memorial, o passeio também trouxe reflexões sobre a grandiosidade do legado de Edson Queiroz para além do ambiente universitário. “Eu não sabia que ele era de Cascavel. Interessante conhecer um pouco da história pré-Unifor. Às vezes, quando estamos muito dentro da universidade, tudo parece girar em torno dela. Mas a obra do Edson é muito maior. Ver vídeos com ele falando foi impactante. Foi a primeira vez que ouvi sua voz. É imponente. Você sente a presença dele ali”.

Um espaço que preserva a memória

O Memorial Edson Queiroz está instalado em um prédio histórico de Cascavel/CE (a 61 km de Fortaleza) e já abrigou a antiga Cadeia Pública (1886) e a Câmara dos Vereadores. Ao longo dos anos, o local foi palco de eventos sociais, sede da Prefeitura e de diversas instituições públicas. Tombado por lei municipal em 2009, o prédio passou por um longo período de abandono, chegando a ter parte de sua estrutura desabada em 2017.

A restauração completa do espaço foi viabilizada em 2021, por meio de uma parceria entre o Instituto Myra Eliane — presidido por Igor Queiroz Barroso, neto de Edson Queiroz —, a Prefeitura de Cascavel e a Câmara Municipal. O Memorial, inaugurado após restauração, se tornou um presente para a cidade e região, preservando a memória de um cearense que marcou o Brasil com seu espírito visionário.

Durante a visita, os colaboradores também foram conduzidos ao segundo andar do prédio, de onde puderam contemplar a vista panorâmica da cidade natal de Edson Queiroz. Para Alvino Netto, guardião do Memorial, o espaço carrega uma importante mensagem deixada pelo empresário. 

"Nestes 100 anos de história, a lição que trazemos do Edson Queiroz é: não desistam dos seus objetivos. Persistam sempre, trabalhem, construam uma vida com decência e respeito, como ele mesmo dizia em sua frase icônica. Isso vale para todos — do porteiro a quem está no topo”, disse aos colaboradores. ao fim da visita.

Fotos: Clara Soeiro