Projeto de Gestão Documental e Arquivo avança, com criação do Setor de Gestão Documental da Unifor (SGDU)

Sob a responsabilidade da Reitoria da Universidade de Fortaleza e da Biblioteca Central, o Projeto de Gestão Documental e Arquivo da Unifor deu dois importantes passos para sua efetiva implantação em 2025: a criação do Setor de Gestão Documental da Unifor (SGDU) e início da  elaboração do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade e Destinação dos Documentos (TTD), indicados no plano de ação apresentado pela arquivista Tatiana Cabral e equipe da Biblioteca. 

O SGDU será responsável por implementar um conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam à produção, recebimento, tramitação, uso, avaliação, arquivamento, preservação e destinação dos documentos, assegurando que as informações sejam geridas de forma eficiente e acessível.

Para elaboração do TTD, a Biblioteca realizará reuniões agendadas previamente (via Google Meet) com os colaboradores designados pelos gestores das áreas para responder ao formulário de levantamento de produção documental elaborado pela empresa Posterus, que conduzirá os encontros, sobre as atividades desenvolvidas no setor e a produção documental dos arquivos físicos e digitais.

Confira neste link mais orientações sobre a importância do formulário e, aqui, o passo a passo de como preenchê-lo.

É importante que todos os setores da Unifor participem da entrevistas de levantamento de produção de documentos, bem como o empenho no preenchimento do formulário. A colaboradora responsável para realização da atividade é a bibliotecária Luziana Lourenço, disponível para mais esclarecimentos no ramal 3057 e e-mail   luzianalourenco@unifor.br

Iniciado em 2024, o Projeto Gestão Documental e Arquivo da Unifor visa preservar a memória da instituição, por meio da gestão documental dos arquivos da universidade, trazendo uma forma eficiente que garanta transparência às operações.