Unifor oferece cursos de capacitação e aprimoramento para colaboradores

Capacite-se na Melhor! Nos meses de outubro e novembro, a Unifor, por meio da Gerência de Recursos Humanos (GRH),  ofereceu uma série de cursos focados no desenvolvimento profissional de seus colaboradores. As capacitações abordaram áreas essenciais para o ambiente organizacional, como atendimento ao cliente, gestão de conflitos e aprimoramento da escrita formal.

O curso “Excelência no Atendimento”, conduzido pela psicóloga e especialista em Recursos Humanos Luiza Xavier, visava aprimorar a qualidade do serviço prestado por colaboradores que lidam diretamente com o público interno e externo. 

Participantes como Maria Albertina Teixeira de Carvalho, nutricionista do Refeitório Funcional, destacaram a importância do treinamento para melhorar a comunicação com os clientes internos e, consequentemente, aumentar a satisfação no serviço prestado.

“Curso excelente! Me interessei pelo treinamento, pois seria a forma de aprimorar meu trabalho no restaurante com os clientes, dos quais recebo feedback diariamente, melhorando a comunicação com eles, e aumentando a satisfação dos mesmos com o serviço prestado”, comenta a funcionária.

Já o curso “Gestão de Conflitos”, ministrado pela especialista em Gestão de Pessoas e Business Partner de RH, Milvia Santiago, capacitou os participantes a lidarem com situações de tensão no ambiente de trabalho. 

O supervisor da Academia Unifor, José Leorne Nogueira Junior, destacou a relevância do curso para aprimorar a gestão de conflitos: “Aprender a lidar com conflitos, tão comuns nas relações interpessoais, procurar solucioná-los de forma que as partes se sintam ouvidas, atendidas e que a solução seja boa para todos. Esta é a minha percepção do que nos foi apresentado”, ressalta.

Por fim, o curso “Os Usos da Modalidade Escrita da Língua Portuguesa no Ambiente Profissional Acadêmico Administrativo”, ministrado pelo professor da Unifor, Robson Ramos, licenciado em Letras e mestre em Linguística Aplicada, teve como foco o aperfeiçoamento da escrita no âmbito acadêmico-administrativo. 

O curso visou capacitar os colaboradores a utilizar a norma padrão de maneira assertiva e coerente, competência essencial para garantir uma comunicação clara e eficaz. Para o professor, a escrita é um processo de comunicação que vai além da simples correção gramatical: “Embora o conhecimento gramatical seja importante, tratar de escrita implica pensar num campo maior, o do processo de comunicação. Para isso, além de questões frequentes sobre ortografia, pontuação, concordância e regência verbal e nominal, abordamos os usos da escrita nas rotinas dos colaboradores”, afirma.

Gabriela Alves Gomes, bibliotecária da universidade, destacou a importância de iniciativas como essa para o aprimoramento da língua portuguesa, essencial no mundo corporativo: “A escrita da Língua Portuguesa, um dos principais meios de comunicação nas empresas, possui um papel crucial para garantir que as informações sejam transmitidas de forma clara, precisa e profissional. O professor Robson é muito bem preparado, empático e comprometido com o conhecimento da língua portuguesa que favorece ao sucesso de qualquer curso de capacitação”, enfatiza.

Para ela, o docente destacou a importância de uma reflexão contínua sobre o uso da língua no ambiente de trabalho. "Durante as aulas, ele incentivou os participantes a questionarem, por exemplo, o objetivo de seus textos e a adequação de seu tom ao contexto organizacional. 
Como qualquer outra atividade, a prática leva à melhoria. Com a escrita e a língua, de uma forma geral, não é diferente. Contudo, por estarmos imersos em nossas rotinas, a reflexão sobre os usos da língua requer mais atenção”, ressaltou.