null Pós-Unifor lança curso de especialização em Neuropsicologia

Ter, 18 Janeiro 2022 17:36

Pós-Unifor lança curso de especialização em Neuropsicologia

Curso tem duração de 12 meses e visa capacitar psicólogos quanto aos aspectos teóricos e técnicos do segmento; interessados já podem realizar inscrição


Legenda: Aulas da primeira turma da especialização terão início em março de 2022 (Foto: Diego William)
Legenda: Aulas da primeira turma da especialização terão início em março de 2022 (Foto: Diego William)

A Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, lança a especialização em Neuropsicologia. O novo curso, que visa capacitar profissionais acerca de questões teóricas e técnicas neuropsicológicas, tem duração de 12 meses e as aulas para sua primeira turma vão ter início em março de 2022. Os interessados podem se inscrever por meio deste link. 

Neuropsicologia é a especialidade que estuda o funcionamento do cérebro sobre as funções cognitivas, como atenção, memória, raciocínio, emoção e comportamento. De acordo com Conselho Federal de Psicologia, na Resolução 002/ 2004, é a área que “atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral”. 

Na Universidade de Fortaleza, o curso de especialização em Neuropsicologia vai contar com profissionais de alta qualificação, de variados estados brasileiros. Além disso, os estudantes terão acesso a um dos maiores e mais qualificados acervos do Brasil, por meio da Biblioteca Central, e poderão experienciar uma estrutura altamente equipada, tecnológica e moderna, tendo como base para atividades o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami).

“É uma especialidade bastante importante para o profissional que busca uma formação multidisciplinar, para atuar com enfoque na grande área da Neurologia. Por meio dela, ele conseguirá se aproximar e entender todo o campo teórico que engloba a avaliação neuropsicológica, levando em consideração a emoção, cérebro e comportamento”, afirma Maryane Mendes, coordenadora do curso.  

Maryane também ressalta as possibilidades de atuação dos psicólogos especializados no segmento: “Os profissionais imersos na área da Neuropsicologia podem atuar em um amplo campo multiprofissional, na realização de diagnósticos, além de se tornarem qualificados para realizar avaliações cognitivas pré e pós-cirúrgica". 

Informações sobre o curso

Modalidade: presencial
Período: março/2022 a março/2023
Periodicidade: quinzenal
Carga horária: 370h/aula
Duração: 12 meses
Número de vagas: 15
Para mais informações: (85) 3477.3174