null Pós-Unifor oferece minicurso gratuito sobre como inovação de mercado gera negócios de impacto social

Seg, 23 Janeiro 2023 14:32

Pós-Unifor oferece minicurso gratuito sobre como inovação de mercado gera negócios de impacto social

Iniciativa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza


O minicurso será ministrado pelos docentes Marina Figueiredo, Daiane Neutzling e Fábio Marquesan, da esquerda para a direita respectivamente (Fotos: Ares Soares)
O minicurso será ministrado pelos docentes Marina Figueiredo, Daiane Neutzling e Fábio Marquesan, da esquerda para a direita respectivamente (Fotos: Ares Soares)

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, oferece uma excelente oportunidade de aprimoramento. O minicurso “Da inovação de mercado aos negócios de impacto social” é uma chance única, inédita e gratuita de aprender com três grandes referências da área sobre o conceito de inovação e inovação social, no nível teórico e prático, bem como o modelo de negócios de impacto social para aplicação em transformações socio-econômicas. 

O minicurso será dividido em três temáticas: “Conceito de Inovação”, “Inovação Social” e “Negócios de Impacto Social”. E será ministrado, respectivamente, pelo professor Fábio Marquesan, docente do PPGA, doutor em Administração com pós-doutorado direcionado à temática da Inovação para o Agronegócio, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; a docente e coordenadora do PPGA Marina Figueiredo, que realizou estágio pós-doutoral com pesquisa sobre inovação social para sustentabilidade, na Tecknishe Universität Berlim; e pela doutora em Administrarão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio sanduíche na Universidade de Kassel (Alemanha), Daiane Neutzling

Após a inscrição no minicurso, o candidato receberá os acessos para assistir às aulas por e-mail. 

O que esperar do minicurso? 

Segundo a coordenadora do PPGA, Marina Figueiredo, o curso, além de apresentar o conceito de inovação e como este pode produzir mudanças nos mercados e na sociedade, discute como as inovações de mercado precisam do complemento das inovações sociais para que os desafios da sociedade contemporânea sejam enfrentados. Dessa forma, o modelo de negócios de impacto social ilustra como as inovações sociais são benéficas e revolucionam a maneira de conduzir negócios na sociedade contemporânea.

“A temática da inovação é transversal a todas as linhas de pesquisa do PPGA contribuindo bastante para nossa área de concentração: fundamentos e processos estratégicos para a sustentabilidade. Porque a inovação, tal como é trabalhada no minicurso, contempla uma dimensão social”, explica Marina. Nesse sentido, a ideia ao falar de inovação pelo viés social, ressalta a professora, é dar uma utilidade ao tema mais próximo às pessoas, ajudando a transformar realidades sem depender tanto da inovação tecnológica altamente intensiva em capital. 

“Depois chegamos ao negócio de impacto social, uma vez que a ideia para ser inovadora precisa gerar impacto social. Percorremos esse percurso para deixar bem claro que os conhecimentos sobre inovação e a prática da inovação social vão levar ao impacto que transforma a sociedade. O objetivo é atingir as metas de desenvolvimento propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando alçar uma sustentabilidade social também na dimensão ambiental”, finaliza. 

Confira o corpo docente

  • Fábio Freitas Schilling Marquesan 

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA). Doutor em Administração (Área de concentração: Estudos Organizacionais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-doutorado direcionado à temática da Inovação para o Agronegócio. Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Produção de Sementes de Arroz Irrigado (UFPel) e Engenheiro Agrônomo (UFSM). Líder do Grupo de Estudos Organizacionais do Semiárido (Geosá) e membro do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS). Entre os interesses de pesquisa atuais estão as contradições do desenvolvimento em regiões semiáridas e os estudos socioambientais, com destaque para a mudança climática, o (novo-)extrativismo, os conflitos por toda sorte de recursos e outros riscos associados ao Antropoceno. Em 2022, assume o trabalho de Editor de Seção (Associado) da RCA (Revista Ciências Administrativas), da Unifor.

  • Marina Dantas de Figueiredo

Realizou estágio pós-doutoral da Tecknishe Universität Berlim, com pesquisa sobre inovação social para sustentabilidade. Doutora e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS, bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco. Atualmente, trabalhado nas seguintes pesquisas: Estudos Organizacionais - Cultura Organizacional, Estudos sobre Cultura e Práticas Organizacionais/ Gestão de Pessoas: Aprendizagem e Conhecimento Organizacional, Gestão e Subjetividade, Estudos sobre Gênero e Relações de Trabalho.

  • Daiane Mülling Neutzling 

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio sanduíche na Universidade de Kassel (Alemanha). Área de concentração: Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente, trabalhado nas seguintes pesquisas: 1. Gestão da sustentabilidade em cadeias de suprimentos considerando os seguintes tópicos: estratégias de sustentabilidade; estratégias aplicadas a relacionamentos interorganizacionais (colaboração e coordenação);  Visão relacional na cadeia de suprimentos; Gestão da sustentabilidade em PMEs. 2. Cadeias curtas de suprimentos e desenvolvimento sustentável, considerando os seguintes tópicos: iniciativas de produção de alimentos locais; produção de alimentos orgânicos; Gestão colaborativa na promoção do desenvolvimento local. 3. Negócios na base da pirâmide e sustentabilidade: promovendo sustentabilidade social.

Administração de Empresas na Unifor 

A Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor lançou edital para seus cursos de Mestrado e Doutorado. O Edital R. Nº 04/2023 e o Edital de prorrogação estabelecem todas as condições para admissão e matrícula. As inscrições foram prorrogadas até 15 de março de 2023 pelo formulário online e o valor da taxa é de R$ 136,00.
 
Ao todo, são ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 5 vagas para o Doutorado, na área de concentração de Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade, com as linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade, Organização e Sociedade, e Operações e Mercados. Os cursos são recomendados pela CAPES – conceito 5.
 
Poderão participar da seleção graduados em diversas áreas do conhecimento, e não apenas os de Administração de Empresas, conforme ressalta a coordenadora do PPGA, professora Marina Dantas: “embora o foco seja a administração, o programa é aberto a graduados de cursos como Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Economia, Comércio Exterior, Jornalismo e Publicidade, por exemplo”.

Serviço

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas
Edital R. Nº 04/2023
Edital de prorrogação
Inscrições: 19/01/2023 a 15/03/2023
Formulário online: https://inscricao.unifor.br/login/10000
Mais informações: ppga@unifor.br