null Simpósio Internacional de Promoção da Saúde e Ética reúne pesquisadoras da França e dos EUA

Simpósio Internacional de Promoção da Saúde e Ética reúne pesquisadoras da França e dos EUA

Evento que será realizado de forma presencial é voltado para alunos da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza


A iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva é aberta aos alunos de graduação e pós-graduação da área de Saúde (Foto: Getty Images)
A iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva é aberta aos alunos de graduação e pós-graduação da área de Saúde (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza no próximo dia 24 de novembro o Simpósio Internacional de Promoção da Saúde e Ética. A iniciativa conta com a participação das pesquisadoras francesas Christinne Caltero e Nadia Cherchen (da Universidade de Rouen) e da mestranda da Universidade Johns Hopkins Simmona Coelho. O evento acontece das 8h às 17h no auditório A1 da Unifor.

As pesquisadoras estrangeiras vão abordar experiências de promoção da saúde na França e nos Estados Unidos, além do tema ética na saúde. No período da tarde, uma reunião técnica vai discutir e definir regras para intercâmbios internacionais de participantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O programa conta, por exemplo, com vagas de estágio em serviços de saúde na França.

“A Universidade de Fortaleza tem convênio com o Centro Hospitalar Universitário de Rouen. Dentro desse convênio, as professoras Christinne Caltero e Nadia Cherchen vêm ao Brasil uma vez por ano. Por meio dessa parceria, foram abertas seis vagas de estágio no serviço de saúde francês para 2022”, explica a professora Mirna Frota, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza.

A doutoranda em Saúde Coletiva e docente do curso de Odontologia da Unifor, Caroline Ferreira Martins, foi uma das alunas que já estagiaram na França por meio do PPGSC. "O estágio em Rouen foi único! Conhecer o serviço de saúde francês, conhecer profissionais e estudantes, trocar experiências.... foram aprendizados que só com esta vivência eu poderia ter!", explica Caroline Ferreira Martins. A professora é graduada em Odontologia pela Universidade de Fortaleza, mestre em Vigilância em Saúde pela Fiocruz, especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão da Clínica pelo Hospital Sírio Libanês.

A professora da Unifor e doutoranda no PPGSC fez estágio em Rouen em março de 2020 e vai compartilhar a experiência no Simpósio do dia 24 de novembro (Foto: Arquivo Pessoal)
 

"Aprendi que é possível sim realizar trabalho em equipe, identificar e trazer soluções para os problemas de saúde da rotina do serviço e que a educação em saúde é a forte ferramenta na promoção de saúde sempre! Enorme gratidão à minha universidade, à universidade e ao serviço de saúde de Rouen e a todos que me apoiaram", ressalta a professora e doutoranda que atua como dentista do saúde da Família do Município de Fortaleza.

Sobre o PPGSC

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa, visando a inovação e a tecnologia, e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. O PPGSC também visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, desenvolvendo pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

A ideia é que, ao longo do curso, os acadêmicos possam desenvolver o espírito de liderança e, assim, aprender a exercer o direcionamento de ações em diversos contextos de serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. A formação permitirá uma melhor tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, estimulando também o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço.

O Mestrado e o Doutorado em Saúde Coletiva estão com inscrições prorrogadas até 16 de novembro. Veja mais informações no edital e no aditivo de prorrogação. Os candidatos podem preencher aqui os formulários online de mestrado e doutorado. O envio dos documentos acontecem pelo e-mail secretariapgss@unifor.br.

Serviço

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)
Mais informações pelo e-mail secretariapgss@unifor.br ou
(85) 3477.3229

Event Navigation Portlet is temporarily unavailable.