null Unifor participa de evento com grandes nomes do Direito

Unifor participa de evento com grandes nomes do Direito

Personalidades como o ministro Luiz Fux, o procurador Augusto Aras e o diretor da Interpol Valdecy Urquiza são alguns dos palestrantes do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público 


A Pós-Graduação em Direito da Unifor participa do evento no painel que tem como convidado o professor da USP, André de Carvalho Ramos (Foto: Getty Images)
A Pós-Graduação em Direito da Unifor participa do evento no painel que tem como convidado o professor da USP, André de Carvalho Ramos (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, por meio da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, apoia a realização do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, que acontece de 23 a 25 de março, no Centro de Eventos do Ceará. Com o tema central “Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia”, o evento vai reunir alguns dos principais nomes do Direito no Brasil. A Unifor participa do evento com a realização de um painel sobre “A proteção das pessoas com deficiência na ordem jurídica internacional: para onde devemos avançar".

A palestra de abertura será com o procurador-geral da República, Augusto Aras, que vai trazer à tona o tema do congresso: “O futuro do Ministério Público brasileiro no contexto pós-pandemia: para onde vamos?”. Também participam como palestrantes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux; o vice-presidente da Interpol nas Américas, Valdecy Urquiza; o ministro do STF, Luís Roberto Barroso; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiro, Renata Gil de Alcântara Videira; o procurador regional da República em Brasília, Vladimir Aras, entre outros grandes nomes do Direito. Abordando temas ligados à área, o Congresso vai trazer também a filósofa e escritora Djamila Ribeiro e o publicitário e roteirista do Porta dos Fundos, Antonio Tabet.

“Estamos orgulhosos por recebermos e organizarmos um evento tão grandioso para o Ministério Público brasileiro, quando teremos a oportunidade de discutir uma temática importante e urgente para a sociedade”, comenta Herbet Gonçalves Santos, Presidente da Associação Cearense do Ministério Público do Ceará (ACMP).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Para a professora Christina Praça, coordenadora da pós-graduação da Unifor, a participação dos alunos no Congresso amplia as oportunidades de compartilhar ideias e experiências técnicas, científicas, sociais e profissionais nas suas áreas de especialização. “A excelência do evento realizado pelo MPCE e a participação de grandes nomes nacionais, abrilhantam os debates e agregam valor inestimável à programação”, destaca.

Membro da comissão científica do Congresso, a promotora de justiça e professora do curso de Direito da Unifor Sheila Pitombeira ressalta a relevância dos temas abordados. “O evento tem repercussão nacional e internacional, em razão de discussões jurídicas contemporâneas relacionadas às questões dos direitos humanos, meio ambiente, saúde, violência, educação, dentre outras. Além disso, se propõe a instigar debates sobre o papel do Ministério Público Brasileiro no cenário e conjuntura nacional”, pontua.

 


Professor da USP, Andre Carvalho Ramos é o convidado do painel viabilizado pela Pós-Graduação em Direito da Unifor (Foto: divulgação)

Pós Unifor no Congresso

O programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor vai viabilizar a realização do painel “A proteção das pessoas com deficiência na ordem jurídica internacional: para onde devemos avançar", com o convidado André de Carvalho Ramos, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Cinquenta alunos regularmente matriculados nos cursos de Especialização em Direito Internacional, ou em Direito e Processo Constitucionais ou em Direito e Processo Penal poderão assistir a este painel e à palestra do professor Vladmir Aras, com a temática “O controle externo da atividade policial pelo MP como mecanismo de tutela da eficiência policial e defesa de direitos humanos”. A forma de inscrição de alunos será divulgada em breve.

O médico e professor do curso de graduação em Medicina da Unifor, Antônio Silva Lima Neto, também é um dos convidados do evento e vai abordar o tema “O fortalecimento do SUS e a judicialização da saúde pública”.

Conheça o Direito da Unifor

Eleita a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, conforme o ranking educacional britânico Times Higher Education (THE), a Universidade de Fortaleza é referência nacional no ensino de Direito, tanto na graduação quanto nos cursos de pós-graduação.

Criado em 1976 - o primeiro da região Nordeste em uma instituição particular - o bacharelado em Direito da Unifor possui nota máxima (5) no Ministério da Educação. Já os Programas de Pós-Graduação em Direito da Unifor também se destacam nacionalmente por oferecerem cursos reconhecidos com as melhores notas de avaliação e serem orientados por um corpo docente de excelência, composto por professores doutrinadores e teóricos de renome. 

Além das diversas opções de especializações e MBA na área, a Unifor conta com o Programa de Mestrado e de Doutorado em Direito Constitucional e o Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos.

Mestrado e de Doutorado em Direito Constitucional

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), configurando-se como um dos melhores do país. Com essa nota, o programa da Unifor integra o seleto grupo de oito universidades brasileiras com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência na área do Direito.

Com duas áreas de concentração e seis linhas de pesquisa, o PPGD da Unifor possui diversos grupos de pesquisa e parcerias com instituições de países da América Latina e de língua portuguesa que permitem a troca de saberes além-mar.

Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos

Também incluído na modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos está voltado para os desafios da vida profissional e atende a uma demanda crescente dentro do Sistema de Justiça e na advocacia. O curso destina-se a profissionais da área do Direito, bem como de áreas afins, desde que possuam atuação profissional ligada ao campo do Direito.

Por meio de um convênio firmado entre a Unifor e a Universidade de Columbia, os alunos do curso do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos participam anualmente de um módulo internacional que ocorre em Nova York (EUA). As aulas são ministradas por professores da Universidade de Columbia e envolvem um conjunto de visitas às mais importantes instituições e projetos dedicados à gestão de conflitos (ONU, Corte Federal, Tribunais estaduais, ONGs, escritórios privados, dentre outros).

Event Navigation Portlet is temporarily unavailable.