null Universidade de Fortaleza abre inscrições para Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Qui, 2 Março 2023 17:22

Universidade de Fortaleza abre inscrições para Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Curso será ao vivo e on-line, permitindo a participação de profissionais de saúde de todo o Brasil


Acompanhamento médico adequado possibilita melhor desenvolvimento e mais qualidade de vida para a pessoa diagnosticada com autismo (Imagem: Getty Images)
Acompanhamento médico adequado possibilita melhor desenvolvimento e mais qualidade de vida para a pessoa diagnosticada com autismo (Imagem: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para a Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com início das aulas previsto para março de 2023, a formação visa capacitar e habilitar profissionais da área da saúde na avaliação diagnóstica específica, no planejamento terapêutico e no monitoramento da evolução dos casos, assim como na orientação dos familiares.

O transtorno do espectro autista, conforme o Ministério da Saúde, engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, entre elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização, padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Por envolver situações e apresentações muito diferentes umas das outras, em uma graduação que vai da mais leve à mais acentuada, o distúrbio recebeu a definição de espectro. Ou seja, dependendo do grau de autismo apresentado, o indivíduo pode ter suas relações pessoais bastante comprometidas ou não sofrer praticamente nenhuma limitação quanto a esse aspecto.

Incluir e conviver

Ediléia Feitosa, psicóloga, pedagoga e coordenadora da Especialização em TEA da Unifor, explica que, mesmo em meio a profissionais de saúde, a independência da pessoa com o transtorno ainda é um assunto pouco explorado. Para a docente, não é necessário estar num padrão para participar ativamente da sociedade. “Todas as pessoas são capazes dentro de suas limitações”, declara.

Ela considera ainda que produções audiovisuais, como séries de streaming e filmes abordando o TEA contribuem positivamente para a causa, pois quanto mais conhecimento houver sobre o tema, mais será possível trabalhar para a inclusão dessas pessoas. 

A partir da premissa de que a inclusão social é um melhor relacionamento de pares e uma participação da vida em sociedade, a professora afirma que “é preciso que a sociedade conheça o que é o transtorno e conviva com autistas”.

Estudos sobre TEA

Desde que foi descrito pela primeira vez, em 1943, por Leo Kanner (1894 – 1981), psiquiatra austríaco radicado nos Estados Unidos, o autismo vem sendo alvo de estudos que visam compreender com mais profundidade a condição.

Já se sabe que a antecipação da suspeita diagnóstica é positiva, pois permite que o indivíduo, desde a infância, receba tratamento direcionado às especificidades do próprio quadro.

Além disso, o acompanhamento deve ser multidisciplinar, englobando os mais diversos profissionais da área da saúde, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Especialização em TEA da Unifor

As descobertas realizadas ao longo dos anos já impactaram muitas famílias, trazendo mais qualidade de vida às pessoas diagnosticadas e mais entendimento sobre o transtorno.

Em consonância com essa visão, a especialização da Unifor foi projetada e construída junto a uma curadoria de especialistas na área, visando formar profissionais qualificados, abrangendo os mais atuais conhecimentos sobre o tema.

Entre os módulos do curso estão: Introdução ao transtorno do espectro autista, Avaliação multiprofissional e protocolos e Intervenção e reabilitação. Além de outros conteúdos relevantes para o processo de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com TEA.

Serviço

Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Período: março/2023 a outubro/2024
Modalidade: síncrono
Carga horária: 369 h/aula
Mais Informações: (85) 3477.3174