Doe de Coração: campanha impulsiona Ceará à liderança nacional em transplantes de córnea

qui, 12 setembro 2024 17:17

Iniciativa da Fundação Edson Queiroz tem sido fundamental para o aumento nos transplantes de órgãos e tecidos no Estado desde 2003

O transplante de córnea consiste na troca da córnea doente por outra sadia e transparente (Foto: Getty Images)

O Ceará lidera o ranking nacional de transplantes de córnea por milhão de habitantes, segundo relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) referente aos primeiros seis meses de 2024. Com 633 transplantes realizados, o Estado atingiu a marca de 144 procedimentos por milhão de habitantes. Este resultado positivo demonstra o papel crucial que a campanha Doe de Coração tem para dar visibilidade à importância da doação de órgãos e tecidos. Promovida anualmente pela Fundação Edson Queiroz desde 2003, a iniciativa tem sido uma importante aliada para o crescimento dos números de transplantes no Ceará.

Atualmente, para o Ministério da Saúde, a fila de espera para transplantes de córnea no Ceará está zerada. Conforme informações divulgadas pela Célula do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Sesa, quem solicita um transplante de córnea no Estado pode realizar o procedimento em um mês, 15 dias ou até em menos. O transplante consiste na troca da córnea doente por outra sadia e transparente, visando restabelecer a visão do paciente. A maioria das córneas doadas têm condições de serem transplantadas; cada doador pode beneficiar até duas pessoas com o tecido.

A campanha Doe de Coração foi criada com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, desmistificando o processo e incentivando os familiares a autorizar a doação em casos de falecimento. De 2003 a 2024, o número de transplantes no Ceará cresceu 410%, segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Esse expressivo aumento reforça o impacto da campanha, que há 22 anos mantém em evidência a importância da doação de órgãos e atua diretamente para reduzir as filas de espera.

O sucesso da Doe de Coração está diretamente relacionado ao aumento no número de procedimentos realizados no Ceará, que atualmente é destaque nacional não só em transplantes de córnea, mas também fígado e coração. Por meio das campanhas anuais, o movimento busca ainda engajar a população em torno da causa, promovendo discussões e eventos públicos. Em 2024, a programação contempla diversas ativações, que vão desde palestras sobre a importância da doação até eventos em espaços públicos, como a Praça do Ferreira e o Parque do Cocó, onde são prestados serviços de saúde e distribuídos materiais educativos sobre transplantes.

Doe de Coração 2024

A edição de 2024 da Doe de Coração foi lançada em 2 de setembro, em solenidade realizada no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor). Durante o evento, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, destacou a relevância da iniciativa para a saúde pública do Estado. A nova identidade visual da campanha, reestilizada pela artista cearense Ana Cristina Mendes, foi apresentada ao público, reforçando o elo entre arte e solidariedade, uma marca registrada do movimento.

A campanha deste ano tem a coordenação da professora do curso de Enfermagem, Mônica Studart, que também atua como enfermeira assistencial na Unidade de Terapia Intensiva (Alta Complexidade em Transplantes) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Nas diversas ativações realizadas em locais públicos e hospitais, além de voluntários e transplantados, participam também alunos das Ligas Acadêmicas do Centro de Ciências da Saúde da Unifor.

A Doe de Coração segue em sua missão de salvar vidas, reforçando a importância de discutir a doação de órgãos e mantendo a causa em evidência. Para doar, basta informar sua família sobre o desejo de ser doador, pois a decisão final cabe aos familiares.

Confira abaixo a programação completa da Doe de Coração 2024.

PROGRAMAÇÃO DOE DE CORAÇÃO 2024

Horário: 9h30
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor

Programação:

• Apresentação do Coral da Unifor
  • Abertura oficial da Doe de Coração 2024 pela presidente da Fundação Edson Queiroz, srª Lenise Queiroz Rocha
  • Apresentação da identidade visual da Doe de Coração 2024, da artista plástica Ana Cristina Mendes
  • Exibição do vídeo oficial da campanha
  • Palestra da coordenadora da Doe de Coração 2024, professora Mônica Studart, do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Inovação em Enfermagem da Unifor

Participantes: curadores da Fundação Edson Queiroz, gestores, alunos e colaboradores da Unifor, membros das Ligas Acadêmicas da Unifor, transplantados, artistas plásticos que criaram a marca da campanha, representantes da área de saúde do Ceará, hospitais e instituições parceiras e o público em geral

Horário: 9h às 12h
Local: Praça do Ferreira