Doe medula. Doe vida. Doe de coração.

qui, 11 setembro 2025 17:27

Doe medula. Doe vida. Doe de coração.

Ato de solidariedade pode salvar vidas como a do jovem Vinícius, de 12 anos, que precisa com urgência de transplante de medula óssea


Vinícius enfrenta um câncer raro e aguarda a chance de um transplante de medula óssea. Campanha Doe de Coração mobiliza a sociedade para ampliar o número de doadores cadastrados (Foto: Arquivo pessoal)
Vinícius enfrenta um câncer raro e aguarda a chance de um transplante de medula óssea. Campanha Doe de Coração mobiliza a sociedade para ampliar o número de doadores cadastrados (Foto: Arquivo pessoal)

A solidariedade pode transformar histórias e devolver esperança a famílias inteiras. Esse é o caso do pequeno Vinícius, de 12 anos, que desde os 7 enfrenta uma dura batalha contra diferentes diagnósticos oncológicos.

Hoje, em remissão de um câncer raro chamado sarcoma histiocítico, ele precisa com urgência de um transplante de medula óssea para manter a doença afastada.

Sua mãe, a enfermeira e egressa da Unifor Rachel Gabriel Barbosa, compartilha o apelo em busca de doadores compatíveis:

“Vini é uma criança cheia de vida, que adora brincar e ama os amigos, mas que não teve uma infância comum. Ele precisa do transplante para seguir sem doença. Vini e tantos ‘vinis’ pelo mundo precisam desse ato de amor. Quando você doa, não salva apenas uma vida, mas uma família inteira, uma história”, afirma Rachel.

Como ajudar

Para se cadastrar como doador de medula óssea, basta ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e comparecer com documento de identidade a um hemocentro. 

O processo é simples: são coletados apenas 5 ml de sangue para análise de compatibilidade genética. Os dados ficam registrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), aumentando as chances de encontrar doadores para pacientes como Vinícius.

Atenção! Quem já se cadastrou também desempenha um papel fundamental: é essencial manter os dados atualizados no REDOME, como telefone e endereço, para garantir que o hemocentro consiga entrar em contato caso surja a compatibilidade com um paciente.

Doe de Coração 2025

A história de Vinícius ecoa diretamente no tema da 23ª edição da campanha Doe de Coração, promovida pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza. Com o tema “Doe medula. Doe vida. Doe de coração.”, a iniciativa tem como foco neste ano sensibilizar a sociedade para a importância da doação de medula óssea.

Durante a campanha, que acontece durante o mês de setembro com diversas ações, o caminhão do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará disponível no campus da Unifor para receber voluntários:

  • 15 a 19 de setembro | 9h às 20h – Estacionamento do bloco D

Doação de sangue e cadastro de medula óssea

  • 22 a 26 e 29 a 30 de setembro | 9h às 18h – Estacionamento do bloco D

Apenas cadastro de medula óssea

Doe vida

A luta de Vinícius é também a luta de tantas outras pessoas que aguardam um doador compatível. A mobilização em torno da doação de medula é, antes de tudo, um convite à vida.

“Doar-se é um ato que nos assemelha ao amor de Deus. Seu gesto pode ser o milagre que alguém espera”, conclui Rachel.