Fundação Edson Queiroz lança Doe de Coração 2024 em 2 de setembro

qua, 14 agosto 2024 15:58

Fundação Edson Queiroz lança Doe de Coração 2024 em 2 de setembro

A marca da campanha foi criada pela artista cearense Ana Cristina Mendes

A campanha Doe de Coração tem como objetivo contribuir para o aumento no número de transplantes no Ceará

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, lança dia 2 de setembro, às 9h30, em solenidade no Auditório da Biblioteca Central da Unifor, a 22ª edição da campanha Doe de Coração, iniciativa criada em 2003 com o objetivo de estimular a doação de órgãos e tecidos no Ceará. À semelhança de campanhas anteriores, a deste ano constará de ações sociais com a participação de alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor em espaços públicos e de hospitais e instituições parceiras, além de ampla divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A ideia da campanha é contribuir para o aumento no número de transplantes no Ceará, beneficiando o maior número possível de pessoas que se encontram nas filas à espera de doação de órgãos.

A Doe de Coração 2024 está sob a coordenação da enfermeira Mônica Studart, Professora Doutora do curso de Enfermagem e do Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor. Além de docente, Mônica Studart é enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva (Alta Complexidade em Transplante) e coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Como já virou tradição desde 2017, um artista cearense é convidado para recriar a marca da Doe de Coração, e, assim, contribuir também para a difusão das artes do Estado. Em 2024, o convite foi aceito pela artista Ana Cristina Mendes, que, coincidentemente, está com exposição no Espaço Cultural Unifor, intitulada “Nascente”, no período de 20 de agosto a 15 de dezembro, dentro do projeto Trajetórias Artísticas Unifor, ao lado de outra artista cearense, Alina Duchrow, que assina a exposição “Teologia Natural”. Ambas as mostras estão sob a curadoria de Ana Valeska Maia Magalhães.

Artistas que já participaram da Doe de Coração

• 2017 > Nacélio Grud
  • 2018 > José Guedes
  • 2019 > Totonho Laprovítera
  • 2020 > Francisco Delalmeida
  • 2021 > Sérgio Helle
  • 2022 > Mário Sanders
  • 2023 > Stênio Burgos

Nesta edição, a iniciativa contará com uma grande novidade: a mostra Doe de Coração. Nela, serão expostos os trabalhos que já ilustraram a campanha, produzidos por todos os artistas mencionados acima. Localizada no hall da Biblioteca Central, a mostra será aberta durante o evento de lançamento da Doe de Coração 2024 e permanecerá em exibição até o dia 30 de setembro.

Quem é Mônica Studart

Mônica Studart possui graduação em Enfermagem pela Unifor, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Médico Cirúrgico pela Universidade Estadual do Ceará e Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é Professora Doutora da Unifor, no curso de Enfermagem, no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem e na Especialização em Terapia Intensiva, e do curso de Especialização em Nefrologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) como enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva (Alta Complexidade em Transplante) e coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes.

Participa do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecnologia e Inovação (GEPTI) e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Tecnologia (NEPIT), além de orientadora de bolsistas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pavic/Unifor). Tem experiência na Promoção de Saúde Hospitalar, atuando principalmente em Enfermagem nas áreas de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, Nefrologia e Transplante de Órgãos e Tecidos.

Quem é Ana Cristina Mendes

Artista-pesquisadora, mestra em Artes pelo PPGArtes ICA-UFC, Ana Cristina Mendes desenvolve sua pesquisa tendo o corpo e a subjetividade como eixos, relacionando-os ao desenho, o tecido e à vestimenta. Sua poética transita do individual às ações colaborativas, performances, videoinstalações, pintura e escultura a partir de experiências imersivas em vinculação com a ancestralidade e a história pessoal.

Em seu processo de criação há a abertura à intuição e ao inesperado, conectando-se sensorial e afetivamente com a natureza, o outro, o distante e com seu mundo interno. Participou de exposições coletivas, individuais, residências artísticas em âmbito nacional e internacional. Foi premiada em duas edições da Unifor Plástica (2205 e 2011), Secultfor (2010/2011) e Minc (2015).

PROGRAMAÇÃO DOE DE CORAÇÃO 2024

Horário: 9h30
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor

Programação:

• Apresentação do Coral da Unifor
  • Abertura oficial da Doe de Coração 2024 pela presidente da Fundação Edson Queiroz, srª Lenise Queiroz Rocha
  • Apresentação da identidade visual da Doe de Coração 2024, da artista plástica Ana Cristina Mendes
  • Exibição do vídeo oficial da campanha
  • Palestra da coordenadora da Doe de Coração 2024, professora Mônica Studart, do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Inovação em Enfermagem da Unifor

Participantes: curadores da Fundação Edson Queiroz, gestores, alunos e colaboradores da Unifor, membros das Ligas Acadêmicas da Unifor, transplantados, artistas plásticos que criaram a marca da campanha, representantes da área de saúde do Ceará, hospitais e instituições parceiras e o público em geral

Horário: 9h às 12h
Local: Praça do Ferreira