Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

Enfermeira visualiza tablet

Esse curso é para quem quer…

… se capacitar para o exercício profissional da prática avançada no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de Enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar.

com o objetivo de…

… desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras de forma a atender às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional, assim como desenvolver estudos baseados em evidências por meio da utilização do método científico para transformação da prática profissional, como também contribuir para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção.

Duração
24 meses

Carga Horária
7801 horas

Vagas
18

Informações para contato

Coordenação: Karla Carneiro Rolim, Doutora

  • E-mail de contato: mpe@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3223/3166
  • Endereço de contato: Bloco E

Diferenciais

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Unifor nasceu da necessidade de formação e qualificação de enfermeiros assistenciais e das próprias demandas da universidade e do mercado do Norte e Nordeste, área carente dessa formação. Entre os seus propósitos mais amplos, está o de atenuar as desigualdades identificadas na região Nordeste em comparação com as regiões mais desenvolvidas do país.

No MPTIE, você contribui para a criação de um corpo de conhecimentos comuns à equipe de Enfermagem, centrado no conhecimento do processo de inovação e desenvolvimento de tecnologias interventivas direcionadas às áreas da saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

Na Unifor, você tem a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento da prática transformadora em Enfermagem, em nível local e regional, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos profissionais e dos serviços, com reflexo em todos os processos de trabalho em saúde. Isso por meio do subsídio à realização de pesquisas aplicadas aos diversos campos de práticas e a possibilidade de incorporação do conhecimento gerado.

Aqui, você é preparado para ser um profissional voltado à área assistencial de instituições de saúde. Entre os objetivos da formação, está o de capacitar enfermeiros para o exercício profissional da prática avançada no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de Enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar.

Da mesma forma, você será capaz de desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras que atendam às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional, e ainda realizar estudos baseados em evidências com utilização do método científico para transformação da prática profissional. Nesse sentido, o MPTIE contribui para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção a saúde e qualifica recursos humanos críticos e reflexivos para a gestão do cuidado em saúde e Enfermagem nos diversos níveis em sistemas de saúde e organizações públicas e privadas.

Aqui, você se capacita a como profissional capaz de gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde pública e privada, de preparar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem no sistema de saúde local, regional e nacional. Ainda terá competência para desenvolver pesquisas e tecnologias baseadas em evidências de maneira a contribuir para a transformação da prática hospitalar e atenção primária. Como egresso do MPTIE, você terá visão ampliada para prestar assistência de forma inovadora, transformadora e resolutiva. A composição dessas características culminará na formação de um profissional adequado para atuar em qualquer ambiente de saúde.

No Brasil, o Mestrado Profissional está consolidado há mais de 10 anos é regulado pela Capes por meio da Portaria Normativa nº7, publicada no Diário Oficial da União (23/06/2009) e define o Mestrado Profissional como modalidade de formação graduada Stricto Sensu. Nesta mesma portaria, o título de mestre obtido nos cursos de Mestrado Profissional, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores de titulação nos cursos de mestrado acadêmico.

O diferencial do Mestrado Profissional em relação ao mestrado acadêmico é que ele visa à intervenção para resolução de problemas identificados exclusivamente na prática profissional assistencial. Assim, busca capacitar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos.

O Mestrado Acadêmico se baseia em contribuições teóricas para a solução de problemas organizacionais. Prepara o aluno para se tornar um pesquisador em nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.                        

O Mestrado Profissional permite o aprofundamento da formação científica e profissional aliada à ampliação da experiência prática dos alunos, voltado à capacitação e aos conhecimentos aplicados, tecnologias e resultados científicos, com vistas à solução de problemas no ambiente de atuação profissional. Confere idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e prepara o aluno para se tornar um pesquisador de nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.

No MPTI, portanto, você será um profissional voltado à área assistencial de instituições de saúde, com os propósitos de fornecer subsídios para uma visão mais ampla acerca da realidade da saúde pública e privada que envolve as instituições de saúde, no âmbito nacional e internacional. Na mesma linha, vai oportunizar reflexão acerca da produção de projetos inovadores, e socialmente relevantes, como também estimular o desenvolvimento da produção científica e da inovação tecnológica, nos campos assistencial e gerencial direcionado à Enfermagem. Por fim, será qualificado para aplicar o conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos.

O MPTIE Unifor se diferencia dos demais cursos na área por uma série de razões. a primeira delas é a utilização de metodologias inovadoras. O curso tem também foco na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder, na utilização experiências do aluno em sala de aula e adoção periódicos científicos de referência. Além disso, conta com foco prático com rigor teórico e metodológico, um modelo de dissertação diferenciado (projeto de intervenção) e módulo internacional.

Outras características do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem são o forte alinhamento com instituições de saúde, utilização de metodologias de ensino adequadas à moderna educação em saúde e networking com professores, pesquisadores e profissionais de saúde. Ademais o curso conta com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e viés internacional.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor também conta com parcerias internacionais como o Ministère d’Affaires Sociales et de la Santé de France; Instituts et Écoles de Formation en Soins Infirmiers (IFSI) do CHU de Rouen; Centre Hospitalier Universitaire de Rouen – CHU; Hôpitaux de Rouen, France. Considerado um dos melhores complexos hospitalares da Europa. O convênio executa a mobilidade internacional de alunos e professores de ambas as instituições, a fim de realizar intercâmbio de estudos e pesquisas em saúde.

No âmbito dessa parceria, será desenvolvido um módulo internacional sobre especialidades da Enfermagem na França, a ser ministrado na Escola de Enfermagem, seminários e uma visita técnica ao Centro Hospitalar Universitário, em Rouen, França.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) tem parceria com a renomada Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). A ESEP identifica-se como uma instituição pública não integrada de ensino superior com elementos distintivos no plano nacional e internacional ao nível da excelência da formação de enfermeiros e da criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação.


No âmbito dessa parceria, são desenvolvidos cursos e seminários internacionais sobre especialidades da Enfermagem em Portugal, a ser ministrado na Escola de Enfermagem, como também visitas técnicas.

Área de concentração: Tecnologia do Cuidar em Enfermagem

Tecnologias do Cuidar em Enfermagem

Envolve os estudos sobre o cuidado em enfermagem nos diferentes níveis de atenção, abrangendo a elaboração, utilização e avaliação de tecnologias na pesquisa e no cuidado de enfermagem, com ênfase em temáticas relevantes para nossa sociedade, direcionadas à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso.

Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Desenvolvimento de estudos e tecnologias para o cuidado clínico-cirúrgico no âmbito hospitalar. Prática baseada em evidências. Sistematização da assistência de enfermagem. Classificação de risco. Produção, utilização e avaliação de tecnologias no cuidado de enfermagem.


Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Desenvolvimento de estudos e tecnologias no âmbito da atenção primária. Estratégia Saúde da Família. Clínica ampliada. Prática baseada em evidências. Promoção da saúde. Educação em saúde. Aplicação e avaliação do processo de enfermagem nos diversos cenários de prática. Redes sociais em saúde. Produção, utilização e avaliação das tecnologias na atenção primária.

 

Docente: Isabela Melo Bonfim
Zélia Maria de Sousa Araújo Santos    
CH: 30
Créditos:  2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: José Eurico Vasconcelos Filho
Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Mirna Albuquerque Frota    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Mirian Calíope Dantas Pinheiro
Léa Maria Moura Barroso Diógenes
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docente: Rita Mônica Borges Studart
Islene Victor Barbosa
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem    
Obrigatória

Docente: Todos os professores orientadores
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Mirna Albuquerque Frota
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Raimunda Magalhães da Silva
Zélia Maria de Sousa Araújo Santos
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: José Eurico Vasconcelos Filho
Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Héber José de Moura
Zélia Maria de Sousa Araújo Santos
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Mirian Calíope Dantas Pinheiro
Maria Moura Barroso Diógenes    
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Rafael Leite Sampaio
Rita Neuma Cavalcante Dantas de Abreu
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem    
Obrigatória

Docente: Aline Rodrigues Feitoza
Maria Eliana Peixoto Bessa    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Fernanda Jorge Magalhães
Rita Neuma Cavalcante Dantas de Abreu    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Raimunda Magalhães da Silva
Rita Mônica Borges Studart    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Islene Victor Barbosa
Isabela Melo Bonfim
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Isabela Melo Bonfim
Léa Maria Moura Barroso 
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Mirna Albuquerque Frota 
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Todos os professores orientadores    
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Todos os professores orientadores    
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Dissertações Defendidas

 

O investimento no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem é composto por 30 parcelas fixas de R$ 1.585,00.

 

Foi lançada a seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor para o o ano de 2019. O Edital R. Nº 86/2018 estabelece todas as condições de inscrição, documentação necessária, seleção, número de vagas e calendário para admissão e matrícula.

Ao todo, são 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária. As inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro de 2019, na Secretaria dos Mestrados Profissionais (Bloco E), também serão aceitas inscrições via Correios ou e-mail (mpe@unifor.br).

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, entrevista, entre 4 e 6 de fevereiro, e análise do currículo. Os resultados serão divulgados a partir de 8 de fevreiro e a matrícula será realizada entre os dias 14 e 28 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para março de 2019.

Serviço

Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
Edital R. Nº 86/2018
> Ficha de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: até 25 de janeiro de 2019
Local: Secretaria dos Mestrados Profissionais (Bloco E, salas E-02/04)
Horário: 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira
Mais informações: (85) 3477.3223 ou mpe@unifor.br

 

Atendimento via chat
Atendimento via chat