5 erros comuns dos empreendedores de primeira viagem

A crise mundial ocasionada pelo novo coronavírus vem afetando aspectos que ultrapassam os aspectos científicos, sociais e econômicos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país encerrou dezembro com 14 milhões de desempregados, 200 mil a mais que em outubro e quase 4 milhões a mais que em maio de 2020.

Como reflexo direto desse cenário de pandemia e desemprego, o Brasil viu crescer em 20% o número de registros de Microempreendedores Individuais (MEIs). Foram 600 mil novos microempresários no ano passado, de acordo com o IBGE.

Para o coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES), Rogério Nicolau, esse crescimento é impulsionado por duas grandes vertentes: necessidade e oportunidade. O professor atribui o "boom" dos MEIs durante a pandemia à necessidade de se construir uma renda com agilidade. 

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“Nessa tipologia de empreendedorismo [por oportunidade], o empreendedor se prepara, analisa o mercado, o melhor segmento para atuar e às vezes junta um montante de recursos financeiros para entrar no mercado e ser mais competitivo. Em ambos os casos, o empreendedor se depara com um ‘mundo’, uma competição de muitos faróis. A concorrência atua de maneira muito feroz”, analisa o mestre em Administração de Empresas e Especialista em Marketing. 

Pensando nisso, o blog Empreender reúne aqui 5 erros comuns dos empreendedores de primeira viagem.

Não ter conhecimento do segmento que deseja atuar

Para construir uma empresa competitiva no mercado, é necessário conhecer de forma profunda a categoria de mercado. Um dos enganos que os empreendedores cometem é não ter o conhecimento necessário do segmento em que atua.

Não possuir recursos financeiros mínimos

Ao se preparar para entrar no mercado, o empreendedor deve se organizar financeiramente e possuir recursos financeiros mínimos. Dentro desses gastos, se inclui o capital de giro necessário para a empresa. “Quando ocorrem oscilações como essa da pandemia, você não está com o caixa preparado para suportar. Sem dinheiro, o empreendedor acaba atrasando o pagamento dos fornecedores, o salário da equipe, e não consegue honrar os compromissos”, acrescenta Rogério Nicolau.

Não apresentar diferenciais claros

O empreendedor preparado deve apresentar os diferenciais claros da sua empresa para a necessidade do consumidor. Em termos de valor, devemos nos perguntar: o que essa empresa entrega de diferente em relação ao que já se tem no mercado? Lembre-se que valores são os atributos que o seu cliente valida. Não é apenas o preço, mas uma série de fatores que levam a empresa a ter posição diferenciada no mercado. 

Falta de conhecimento sobre os desejos do cliente

Para Rogério, não basta apenas conhecer as necessidades funcionais do produto para o cliente. “Eu posso, por exemplo, pensar que compro um produto por sua função, mas há outros fatores como os emocionais, sociais, entre outros, que estão ligados ao processo de compra e de fidelização de um cliente a um determinada empresa ou marca. Tal nível de conhecimento dá a possibilidade de desenvolver um produto com personalidade”, explica o professor.

Empreender não é trabalhar menos

“Isso é uma ilusão. Quando você começa um empreendimento, vai precisar colocar energia, desenvolver uma cultura, trazer bons talentos para dentro da empresa, vai precisar convencer o seu cliente de que você tem uma relevância para se perpetuar no mercado. Ou seja, vai trabalhar muito”, reforça Rogério Nicolau.

Ainda para o coordenador do EGES, empreender vai além de se montar a operação da empresa. “O empreendedor é, principalmente, aquele que idealiza o negócio. Ele não vai precisar saber apenas da operação do negócio, mas também sobre como lidar com questões diretamente relacionadas ao cliente. O seu envolvimento com as relações de pós-venda é muito importante”, esclarece.

Mergulhe no mundo dos negócios

O Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) oferece atendimento para sanar dúvidas sobre como abrir um negócio ou melhorar um empreendimento já existente. Agende seu horário no EGES Consult Jr.: (85) 3477-3298.

A série Vem Empreender, parceria do EGES com o Diário do Nordeste, possui dicas e notícias para quem deseja mergulhar no mundo dos negócios.