A importância do slogan como um dos principais elementos de identificação da marca

Quando mencionamos uma determinada marca é comum que venha à nossa mente referências como a sua Identidade Visual (IDV) e algumas palavras. No caso do McDonald's, por exemplo, o conectamos com o icônico M amarelo e, entre outras associações, também com a frase “amo muito tudo isso”. 

Essa frase é conceitualmente chamada de slogan. E se uma IDV traduz - do ponto de vista visual - uma marca, podemos afirmar que o slogan a traduz do ponto de vista verbal. Colocando assim, é possível perceber a grande importância desse elemento publicitário. Porém, algumas marcas ainda seguem sem possuir um slogan ou não o divulgam o suficiente para que clientes e funcionários o identifiquem de forma clara e instantânea. 

Hoff e Gabrielli classificam o slogan como uma “fórmula concisa e marcante, facilmente repetível, que resume o conceito ou diferencial do produto/serviço ou da marca”. Em tese, esse é o elemento publicitário verbal que mais recordamos. Entre outros exemplos, podemos citar “o mundo é mais bonito com você” (Natura), “ensinando e aprendendo” (Unifor) e “vem ser feliz” (Magalu). 

Caso a sua marca ainda não possua um slogan para chamar de seu, aqui vão algumas dicas de como ele deve ser: conciso, eufônico, simples, claro, original e de fácil memorização. Procure um redator publicitário para desenvolver mais um elemento de diferenciação para a sua marca.

Talita Guimarães - Professora do curso de Publicidade e Propaganda e coordenadora adjunta da 365LAB, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda.