Desvendando o código do sucesso: a importância da produtividade nas vendas para o seu negócio

No dinâmico universo dos negócios, a eficiência nas vendas representa um pilar crucial para o crescimento e sucesso de qualquer empreendimento. A aceleração nas transações comerciais, contudo, não é uma jornada simples, especialmente para empreendedores que, desde os estágios iniciais, desbravam a complexa tarefa de estruturar operações comerciais.

Neste contexto, torna-se evidente que uma visão perspicaz sobre a produtividade em vendas não apenas é vantajosa, mas também essencial. Dados alarmantes destacam as dificuldades enfrentadas por muitos nesse cenário, onde a maioria dos vendedores não atinge suas metas anuais, gastando significativo tempo em atividades não essenciais. Diante desses desafios, surge a necessidade de buscar estratégias eficazes para impulsionar a produtividade em vendas.


Em qualquer momento, acelerar vendas é um desafio para qualquer empreendedor, independentemente do estágio do seu negócio. Logicamente, o primeiro passo é estruturar uma operação comercial, que, em muitos casos, começa com o fundador como o único vendedor da empresa e evolui ao longo do tempo.

Mesmo nesse momento embrionário, melhorar a produtividade em vendas, apesar de necessário, não é uma tarefa tão simples. Infelizmente, nem todos os negócios conseguem manter a produtividade em vendas dentro de um padrão eficiente. Veja abaixo alguns dados que ilustram isso:

  • 65% dos vendedores não conseguem atingir sua meta de vendas anual (Fonte: Aberdeen).
  • A maioria dos vendedores gasta mais de 50 dias inteiros realizando atividades que não fazem parte de sua atividade principal.
  • 80% das vendas acontecem entre o segundo e o quinto contato, mas apenas 20% dos vendedores chegam a fazer um terceiro contato (Fonte: Thunderhead).

Diante dessas informações, não dá para negar que as empresas precisam – e muito – de ações com foco em aumentar a produtividade em vendas.


O que considerar na hora de aprimorar a produtividade em vendas?

Para diminuir os riscos na hora de adotar ações que influenciam positivamente a produtividade em vendas, é preciso lembrar de quatro pilares muito importantes para a eficiência dentro de uma organização:

  • Pessoas: Este elemento diz respeito aos vendedores em si.
  • Processos: Processos demais podem sobrecarregar um time de vendas, mas um bom time não vive sem processos. O principal é o funil de vendas.
  • Gestão: Uma forte liderança em vendas é essencial para conduzir pessoas e processos rumo aos melhores resultados.
  • Tecnologias: As tecnologias não podem ficar de fora, e a mais elementar é o CRM.

Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, onde a eficácia nas vendas é um diferencial determinante, a compreensão aprofundada sobre a produtividade torna-se uma bússola valiosa para empreendedores. Os desafios inerentes à aceleração das vendas demandam não apenas reconhecimento, mas ações concretas. 


Ao considerar os quatro pilares essenciais - pessoas, processos, gestão e tecnologias - como fundamentais para aprimorar a produtividade em vendas, empreendedores têm a oportunidade de direcionar suas operações para um caminho mais eficiente e lucrativo. O investimento em uma equipe capacitada, processos ágeis, uma liderança forte e tecnologias, como o CRM, não apenas aborda os desafios apresentados, mas também pavimenta o caminho para o sucesso.

Agora que você já conhece os principais elementos que são capazes de transformar a produtividade em vendas, não deixe de refletir sobre o quanto o seu negócio realmente olha para cada um deles.

Texto por Diego Azevedo, referência em vendas B2B no Norte e Nordeste.