Nadando com tubarões: 3 lições do programa Shark Tank para quem pensa em ser empreendedor

O programa Shark Tank surgiu em 2009 e consiste na ida de empreendedores que buscam aporte financeiro e educacional aos estúdios da Sony, sua produtora, a fim de ter contato com grandes figuras do mundo corporativo, sendo esses os responsáveis por dar o suporte para os empresários que participam do reality show.

A versão brasileira conta com grandes nomes como Caito Maia, dono da Chilli Beans, e João Apolinário, proprietário da Polishop. Tendo isso em vista, aqui vão algumas lições que podemos tirar do programa: 

1. Seja assertivo no seu valuation: valuation é um termo de origem inglesa que significa avaliação de empresas. Muitos empreendedores pecam nesse aspecto e no reality não seria diferente, pois ao solicitar o aporte financeiro desejado pelo respectivo percentual de sua companhia, o empresário em questão não é assertivo, tendo um valuation equivocado. Por isso, se você tiver uma empresa e busca investimento externo, é de fundamental importância analisar todos os fatores que circundam a avaliação de uma organização, como fluxo de caixa, taxa de desconto e soma de resultados. 

2. Esteja atento à sua margem líquida: margem líquida é o ganho real da empresa após dedução de todas as despesas envolvidas na produção. No programa, é frequente surgirem perguntas sobre o tema em questão, perguntas essas que partem dos sharks aos empreendedores que buscam aporte e esses mesmos, ao serem perguntados, muitas vezes não sabem ou não calcularam da forma correta a sua margem líquida. Portanto, é de fundamental importância para quem busca investimento calcular de forma correta a sua margem; para isso, basta dividir o lucro líquido pelo faturamento naquele determinado período.

3. Tenha um propósito: muitos empresários que buscam investimento, por meio do programa, não sabem informar o que farão com o dinheiro, o que descredibiliza o empreendedor por não apresentar um propósito. Se você procura por um aporte financeiro para a sua companhia, identifique os principais pontos de melhoria e foque naquilo, a fim de saber o que merece maior atenção na hora de se aplicar capital. 

O programa Shark Tank possui muitas lições proveitosas, sendo um poderoso canal para fomentar a cultura empreendedora, mostrando - na prática - como grandes empresários aplicam seus ativos e seu know how, a fim de multiplicar sua renda e escalonar os seus negócios.

Texto por Edison Liberato, estagiário do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).