Navegando pelas tendências do marketing em 2024

Publicado pelo site da Revista Exame, o Kantar nos apresenta um relativo especializado em dados, insights e consultorias. Com isso, apresentamos as “Marketing Trends 2024” com a intenção de inspirar e preparar os profissionais da área para o que vem por ai!

De acordo com a Kantar, trata-se do primeiro estudo do tipo realizado pela divisão de insights da empresa. “Uma cultura de aprendizagem contínua e tomada de decisões baseada em dados é essencial para que o mercado navegue na transformação tecnológica e cultural que estamos vivendo”, diz Maura Coracini, diretora de Mídia&Digital de Insights na Kantar.

Confira abaixo algumas tendências de marketing para 2024:

1. Inteligência Artificial no processo criativo

Mais da metade (67%) dos profissionais de marketing se sentem positivos em relação às possibilidades da IA generativa. Com a indústria explorando a tecnologia para o processo de desenvolvimento de criatividade, a necessidade de entender profundamente a efetividade desse resultado será ainda mais importante no próximo ano e no futuro.


Inteligência Artificial de impacto é na Unifor
Clique na imagem e saiba mais!


2. Valores culturais

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às marcas. Iniciativas que exploram valores culturais se destacarão ainda mais em 2024. Isso porque 80% dos consumidores globais dizem estar dispostos a fazer um esforço para comprar de empresas que apoiam causas relevante para eles. Pensando nisso, será importante considerar a gestão de risco no planejamento de marketing e assegurar que as marcas estejam bem informadas em relação às questões mais amplas da sociedade.

3. Inovação disruptiva para negócios rentáveis e sustentáveis

Marcas percebidas como inovadoras pelos consumidores alcançam três vezes mais crescimento do que as que não são. No entanto, os níveis de inovação pós-pandemia estão mais baixos. Por isso, atuar nessa frente, especialmente de forma disruptiva, será uma agenda essencial para toda empresa que quiser encontrar um caminho de crescimento em 2024.

4. Marcas que desafiam o status quo

A indústria FMCG/CPG tem visto marcas desafiadoras impulsionando um crescimento desproporcional à medida que procuram confrontar conceitos, ideias, necessidades e ocasiões do consumidor. Com um em cada dois compradores globais preferindo consumir de marcas menores sempre que possível, veremos que essas empresas continuarão a ter sucesso. Para acompanhar o ritmo, grandes marcas precisam trabalhar agilidade, velocidade de lançamento no mercado, centralização no consumidor e tomada de decisões baseadas em dados.


5. Varejo e a publicidade

Em meio às mudanças nos comportamentos dos consumidores, a mídia de varejo aparece como um canal essencial para engajar audiências. Dados da Kantar mostram que 60% dos profissionais de marketing na América Latina declararam que investirão mais em mídia de varejo no próximo ano. Olhando para 2024, compradores e vendedores precisarão de medições independentes para comprovar o desempenho do canal e para criar melhores experiências de publicidade.

O cenário de marketing em 2024 será marcado pela convergência de inovações tecnológicas, demandas culturais e a busca por autenticidade. Os profissionais da área estão desafiados a abraçar a inteligência artificial, incorporar valores culturais, liderar inovações disruptivas e desafiar o status quo para garantir o crescimento sustentável de suas marcas.

A parceria entre varejo e publicidade se torna mais crucial do que nunca, exigindo métricas confiáveis para sustentar estratégias eficazes e proporcionar experiências impactantes aos consumidores. Em um ambiente dinâmico e competitivo, a adaptabilidade e a agilidade serão os pilares do sucesso no marketing em 2024.

Texto por Maria Eduarda Barroso, estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).