Negócios sustentáveis a partir da Internet das Coisas (IOT)
A Internet das Coisas (IoT) tem como objetivo revolucionar a forma como usamos a tecnologia, gerando contato e acesso por meio de tudo, incluindo de smartphones até fechadura de porta. A conexão com a internet facilita a simultaneidade da comunicação entre os aparelhos, promovendo diversos serviços que ajudam na praticidade e na comunicação.
No nosso cotidiano, estamos cercados pela Internet das Coisas. Uma das tecnologias que virou tendência nos últimos anos são as assistentes virtuais; a mais famosa delas é a Alexa, uma criação da Amazon que conversa, responde perguntas, liga e desliga aparelhos, facilitando a vida de diversas pessoas.
Uma pesquisa realizada pelo RSD Journal aponta que idosos que moram sozinhos e utilizam IoT têm mais independência funcional, portanto, conseguem realizar tarefas do cotidiano com mais facilidade. Segundo análise da Juniper Research, até 2025, veremos mais cidades inteligentes, veículos autônomos, indústria 4.0, entre outros produtos e serviços viabilizados pela IoT, mudando cada vez mais como interagimos com as coisas ao nosso redor.
Sustentabilidade através da IoT
Escolhemos três pautas sustentáveis ligadas à Internet das Coisas para compreender melhor como essas tecnologias podem evitar desperdícios, facilitar a gestão de recursos hídricos e combater a emissão de gases no seu empreendimento.
Gerenciamento de energia
Nesse caso, o uso da IoT atua no não desperdício de energia, tornando as redes elétricas mais efetivas na capacidade de entender para onde direcioná-la, otimizando a distribuição.
Consumo correto de água
O uso de sensores da tecnologia IoT pode ajudar a combater o desperdício de água, levando em conta a inteligência do serviço meteorológico, podendo haver um controle pluvial e volume de escoamento, facilitando a captação de recursos hídricos, possibilitando o planejamento hídrico.
IoT e a poluição
Como já sabemos, a poluição do ar é um dos principais fatores de risco para a saúde do meio ambiente. Com os estacionamentos inteligentes - que procuram reduzir o trânsito nos grandes centros por meio da identificação de vagas de estacionamento vazias -, motoristas devem dirigir menos para encontrar uma vaga, reduzindo a emissão de CO2 e o consumo de tempo.
E você, como acha que a Internet das Coisas lhe ajuda hoje?
Texto por Laura Sousa e Clara Almeida, estagiárias do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).