O mapa para triunfar em eventos de negócios

Não só de trabalho e contas se vive uma pessoa. Afinal, quem não gosta de aproveitar uma noite com amigos em um bar, um almoço com a família ou curtir uma praia no domingo? Todos nós utilizamos regularmente espaços de lazer com o propósito de nos sentirmos à vontade nessas situações. Nos vestimos como queremos, bebemos na medida que desejamos e nos comportamos como desejamos na companhia das pessoas que escolhemos para desfrutar desses momentos conosco. 

No entanto, cedo ou tarde, como gestor ou gestora, você inevitavelmente enfrentará a situação de participar de um evento de negócios. É nesse momento que surgem as perguntas: Como devo me vestir? Como devo me comportar? Devo consumir bebidas alcoólicas e, se sim, em que quantidade? E por fim: Como posso obter resultados positivos para o meu negócio a partir desse evento?

A seguir vão algumas dicas para lhe auxiliar ao participar em um evento de negócios:

1. Conhecendo seu público-alvo

Antes mesmo de agendar um evento de negócios, é vantajoso obter informações sobre as pessoas que estarão presentes no local com você. O conhecimento sobre o público-alvo pode ser a chave para o sucesso do evento. Saiba suas preferências, necessidades, costumes e hábitos. Isso permitirá que você planeje o evento de forma a atender às expectativas e criar uma conexão mais efetiva com os participantes.

2. Vestimenta adequada e profissional

Ao planejar um evento social, é importante dissociar o local do evento de suas experiências pessoais, pois você estará lá a trabalho e não para se divertir. A vestimenta adequada é essencial para transmitir profissionalismo e respeito ao ambiente. Adaptar sua vestimenta ao público presente e ao local demonstra seu comprometimento em causar uma boa impressão. Lembre-se de que a imagem que você transmite será a imagem que terão de quem você representa.

3. Estratégias para o consumo de álcool

O consumo de álcool em eventos de negócios pode ser um tópico delicado. A abordagem correta depende do contexto e das pessoas presentes. Se estiver em um ambiente com pessoas mais velhas ou hierarquicamente superiores, é recomendável esperar que elas optem pelo consumo de álcool primeiro. Se estiver em um grupo de mesma faixa etária ou hierarquia, é aceitável pedir uma bebida, mas com moderação. Respeite seus limites e evite excessos que possam comprometer sua imagem profissional.

4. Comunicação efetiva e linguagem adequada

A forma como você se comunica durante um evento de negócios pode impactar diretamente nos resultados obtidos. Além de falar corretamente e evitar vícios de linguagem, é importante direcionar a conversa para assuntos relevantes aos negócios. Destaque as qualidades da sua empresa, as necessidades que ela atende e o que a diferencia da concorrência. Se houver abertura, estabeleça uma conexão mais pessoal, compartilhando interesses em comum ou curiosidades sobre a cidade ou o setor de atuação.

5. Pontualidade é fundamental

No mundo dos negócios, ser pontual é um sinal de profissionalismo e respeito. Evite o hábito comum de chegar atrasado, tão presente em nossa cultura. Além disso, considere não apenas chegar no horário marcado, mas também evitar chegar com muita antecedência, para que você não deixe outras pessoas esperando.

Ao dissociar o lazer dos eventos de negócios e prestar atenção aos pontos mencionados anteriormente, você, como gestor, empreendedor, aumentará significativamente as chances de obter resultados positivos para o seu negócio. 

Adaptar-se ao ambiente, respeitar as preferências do público, comunicar-se de forma efetiva e ser pontual são aspectos essenciais para criar conexões duradouras e estabelecer parcerias de sucesso. Lembre-se de que os eventos de negócios são oportunidades valiosas para fortalecer sua marca e expandir sua rede de contatos.

Texto por Pedro Paulo Prado, estagiário do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).