Qual a importância de uma consultoria para a abertura de um empreendimento?
Que para montar um negócio é necessário muito planejamento, isso já é sabido. Porém, por onde começar um projeto pode ser um desafio; e um desafio dos grandes, podendo fazer que ótimas ideias se percam em meio às dificuldades.
Em breve entrevista, João Victor Ponte, de 20 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Fortaleza nos testemunhou sobre o Spirit Bar, seu bar de drinks e coquetéis autorais voltado ao público jovem, inaugurado em abril de 2022.
João nos conta que começou seu empreendimento do zero, sem conhecimento prévio do ramo ou contatos. “Com pouco tempo de planejamento, foi uma experiência muito desgastante”, desabafa.
Apesar da falta de experiência, João Victor se destacou dentro do ramo e o Spirit Bar é um sucesso. O empreendimento continua funcionando após um ano de sua inauguração, contrariando o que acontece com mais da metade das micro e pequenas empresas em início de operação. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 80% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar seu primeiro ano.
O modelo de negócio em si poderia ter sido planejado de forma mais assertiva, pois acabei concebendo um espaço com uma capacidade menor de lotação, o que limitou o potencial de faturamento do negócio”, explica João.
As consultorias atuam exatamente nesse planejamento, caminhando com o viés de direcionar o empreendedor a trilhar o sucesso almejado.
Atualmente, o Spirit Bar conta com nova gestão. “Depois de um ano de empresa, arrendei o negócio para dois amigos jovens que se interessaram em assumir, e eles têm a opção de comprar ou me devolver depois de um período. Caso decidam comprar, acredito que planos de expansão do espaço e uma programação de eventos sólida são bons caminhos para tornar o modelo de negócio mais viável, pois a marca e o produto de qualidade eles já têm”, garante João.
Assim como no caso de João Victor, é evidente que o acompanhamento de consultores dentro do negócio pode ser um diferencial para a experiência do empresário.
Dentro da Universidade de Fortaleza, temos projetos de consultarias, como o Aluno Empreendedor, consultoria realizada pelo EGES para alunos e ex-alunos da universidade, e empresas juniors como a EPRO, que é constituída por alunos da instituição; a empresa pode ser encontrada no Instagram (@eproconsultoria) e realiza diagnóstico gratuito.
Texto por Maria Eduarda Barroso, estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).