Sucesso no rebranding: a experiência de revitalizar um negócio já estabelecido
A nossa sociedade muda de maneira muito rápida. Para um empreendimento acompanhar esse ritmo acelerado, é necessário atenção aos valores e conceitos que estão atrelados à marca e ao que é transmitido ao público consumidor.
Em linhas gerais, essa representatividade é chamada de branding. Ariana Melo, professora do curso de graduação em Marketing da Universidade de Fortaleza, explica que o branding busca realizar ações que estejam alinhadas com o posicionamento da marca.
Quando uma empresa possui um posicionamento constituído e está há muito tempo no mercado, pode ser que esteja no momento de realizar o chamado rebranding. Segundo Ariana Melo, essa é uma alternativa para que a marca continue sendo consumida e aceita no mercado.
“Muitos valores nossos, como consumidores, estão mudando. Um exemplo: quando vemos casos de assédio ou racismo. (Isso era algo que) antigamente não era muito abordado nem o público parecia estar preocupado”, cita Ariana. Hoje, questões dessa natureza são relevantes e devem estar no radar dos departamentos de Comunicação e Marketing.
Exemplos de rebranding
Um case de rebranding pouco recordado aconteceu com o Grupo Pão de Açúcar. Com o plano Collor, no ano de 1990, o Pão de Açúcar enfrentou uma grave crise, ao mesmo tempo em que seu concorrente disparava na liderança, e num seguimento que a empresa havia introduzido no Brasil: os hipermercados.
Nos anos de 1991 e 1992, o Grupo Pão de Açúcar iniciou seu processo de reestruturação. O objetivo era tornar o Pão de Açúcar um supermercado de vizinhança, oferecesse a melhor variedade de produtos de qualidade. No trabalho de rebranding da marca, foi levada em consideração a facilidade com as compras em um ambiente agradável e inovador, com preços competitivos, justos e atendimento personalizado.
Pardal Sorvetes
Em 2018, ocorreu com a Pardal Sorvetes um rebranding divisor de águas. Sob o comando de Erikson Nascimento, a empresa mudou radicalmente sua forma de se comunicar, criando um conceito para as embalagens e a empresa.
Com essas mudanças, a Pardal tornou-se mais que uma empresa com destaque regional e passou a ser reconhecida internacionalmente. Erikson foi responsável pela internacionalização da marca por meio do catering nos voos do Grupo AirFrance-KLM e por co-brandinds de sucesso, como as parcerias com as marcas São Geraldo, Sonic e Angry Birds, rendendo à Pardal Sorvetes 6 prêmios de design, dentre eles o iF Design Award, o mais importante prêmio do design mundial, considerado o Oscar do Design.
Esses dois cases mostram a importância de as empresas estarem atentas às mudanças que ocorrem em nossa sociedade e no mercado, de maneira a não ficarem para trás e se tornarem ultrapassadas. São muitas as formas de se reconstruir uma marca, de se renovar e ser destaque no mercado.
Texto por Maria Eduarda Barroso, estagiária do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES).