Vamos falar sobre propósito?

É comum idealizarmos uma empresa, um empreendimento a partir de um produto final, uma solução, e esquecemos de focar no propósito antes, aprofundar o que está sendo construído antes de entregar algo pronto.

Na hora de definir um propósito, devemos ser mais específicos para podermos encontrar conexões mais genuínas. Estabelecer essas conexões vai lhe ajudar a criar uma identificação maior com o seu público e a se conectar com pessoas que estejam alinhadas ao seu propósito.

O Golden Circle ou Círculo Dourado é um conceito criado por Simon Sinek, especialista em liderança. O objetivo dessa metodologia é melhorar a atuação das empresas em seus segmentos.

Assim, o Golden Circle propõe desenvolver o valor de uma nova ideia ou negócio, por meio da maneira de pensar, agir e comunicar. Para isso, esse método se orienta por três perguntas: o quê?, como? e por quê?

Por que fazemos? - A parte central do Golden Circle

Define o propósito do seu negócio. Uma empresa cresce e se torna próspera quando define com clareza a razão da sua existência. A partir disso, ela consegue desenvolver produtos e serviços de qualidade, capazes de atrair a atenção do seu público-alvo. Portanto, seu negócio precisa ter um propósito bem definido. E esse é o ponto de partida para o Golden Circle. Ao se perguntar “por quê?”, o empreendedor consegue definir o caminho a seguir. 

Como fazemos? - A parte intermediária do Golden Circle

A maneira como a empresa vai alcançar seus objetivos é a segunda esfera do Golden Circle. A pergunta “como?” deve ser respondida mostrando as práticas que serão adotadas para atingir suas metas. É preciso definir seu planejamento estratégico.

Nessa etapa, os propósitos, valores e missão da organização devem estar presentes. E são justamente essas características que farão o seu negócio se destacar diante da concorrência.

O que fazemos? - A esfera externa do Golden Circle

A terceira e última etapa do Golden Circle é o momento de definir o que você faz ou vende. Para ter crescimento em um negócio, é necessário saber sobre o produto ou serviço que ele oferece. Assim, responder à pergunta “O que fazemos?” lhe possibilita expandir o núcleo do seu negócio e, se for possível, diversificar seu leque de produtos ou serviços.

Reflita sobre o que de fato você entrega ao consumidor; é preciso ser diferente da concorrência. Empresas com propósito estão um passo à frente das demais.

Ao entender o que é Golden Circle, as empresas, os líderes e empreendedores passam a agir sempre de dentro para fora, no intuito de mostrar o porquê de fazerem ou venderem algo. O foco está sempre no propósito de realizar algo pelo qual se acredita, e fica muito mais fácil ter retorno de algo que pode ser um propósito em comum com outras pessoas.

Incluir o pensamento do Golden Circle potencializa a comunicação, melhora a inspiração das pessoas, motiva, e torna os resultados muito mais positivos. Lembre-se: procure construir relacionamentos, mas não baseados somente no consumo de produtos ou serviços. Venda causas e você terá sucesso.

Texto escrito por Victor Cassemiro.