André Carvalhal fala sobre “Marcas com Propósito” para alunos da Unifor

qua, 29 maio 2024 16:17

André Carvalhal fala sobre “Marcas com Propósito” para alunos da Unifor

Renomado escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade ministrou palestra para estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Moda e Design de Moda


André Carvalhal destacou a importância de olhar para dentro e para fora no processo de construção de marca (Foto: Guilherme Alecrim)
André Carvalhal destacou a importância de olhar para dentro e para fora no processo de construção de marca (Foto: Guilherme Alecrim)

Os cursos de Moda, Design de Moda e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promoveram, na última terça-feira (28), palestra com o escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade, André Carvalhal. Publicitário de formação, ele abordou o tema "Marcas com Propósito", assunto relevante e atual no campo da comunicação e do design. O convidado foi apresentado pela aluna de Publicidade e Propaganda, Sarah Erel, e por Pedro Parente, aluno do curso de Moda.

As ideias abordadas na palestra provêm de dois livros do autor que relacionam os assuntos marca e moda: “A Moda Imita a Vida” e “Moda com Propósito”. Esse último, fruto da vivência do profissional, que atuou em renomadas agências de publicidade e no setor de marketing de grandes marcas de moda, foi escrito muito antes do tema se popularizar. Para André, marca pode ser definida como um pacote de associações e significados que é criado e acoplado intencionalmente para gerar e transmitir uma mensagem sobre um produto ou serviço

“Ao longo da minha trajetória, como consultor, trabalhando com grandes marcas e principalmente como pesquisador, estudando muito, eu cheguei em um insight que acabou se tornando a minha metodologia de trabalho. Percebi que, por meio do cruzamento entre o olhar para fora, para o mundo, para as tendências, para os movimentos, para o comportamento, com o olhar para dentro, para a verdade, para a essência, para a experiência, é que se constroem marcas verdadeiras, com propósito, que conseguem realmente ter uma identidade única e, acima de tudo, deixar um legado e fazer alguma coisa para a vida das pessoas”, explicou.

Ademais, André destacou que a construção de uma marca forte se dá também pela intenção e repetição. Contudo, segundo ele, o que se vê no mercado é que muitas marcas, em vez de construir sua própria identidade, optam por copiar modelos bem-sucedidos de empresas.

“Dessa forma, a gente vem criando, ao longo da história, uma sociedade muito uniforme, com muito pouca resiliência e resistência ao novo. O que é novo choca, incomoda, perturba, e isso faz com que muitas pessoas não consigam olhar verdadeiramente para dentro e percam muito tempo olhando para fora, procurando inspiração e referências”, defendeu. Nesse sentido, para André, quando se olha somente para fora, corre-se o risco de perder a identidade e virar somente mais uma marca seguidora.

Marca e sustentabilidade

Outro aspecto importante que o especialista destacou que deve ser considerado no processo de construção de uma marca forte é se ela contribui para um mundo mais sustentável. Para isso, é necessário então que a marca seja construída por meio de uma intenção ou resgate seu propósito, o que está motivando a criação/produção de um produto ou serviço. Ele argumentou que as marcas devem servir aos sonhos e à vida das pessoas e relacionou essa afirmação ao conceito de sustentabilidade, de forma ampla, visando manter e contribuir para a vida dos indivíduos.


“Se a gente está criando alguma coisa que não é sustentável, não é a favor da vida, isso não deveria existir. Fomos levados a pensar em sustentabilidade de uma forma que não acredito mais, algo que tem a ver com o futuro, preservar as coisas para sobrar para as futuras gerações, mas esse papo não tem mais sentido para a gente. Já estamos vivendo seca, enchentes, já estamos sofrendo as consequências desse modo de vida insustentável que fomos levados a viver. Produtos feitos de forma insustentável, muito lixo, muito plástico, e a propaganda tem uma responsabilidade grande nisso, o quanto fomos estimulados a comprar coisas que não estamos precisando” - André Carvalhal, escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade

O profissional afirmou que não existe riqueza infinita, produção infinita e nem venda infinita em um planeta morto. Ele acrescentou ainda que tudo que foi falado sobre sustentabilidade não foi capaz de mobilizar de fato as pessoas e as organizações para fazerem coisas mais sustentáveis. Portanto, atualmente, o grande desafio da publicidade é encontrar uma forma de engajar, de fato, as pessoas para cuidarem de si, do outro e do planeta.

Na sua apresentação, André compartilhou com o público exemplos do segmento da moda, que demonstram como encontrar um novo caminho na construção de marcas que tenham algum propósito. Ele dividiu as marcas em quatro categorias, que têm valores muito presentes: valores ambientais, sociais, econômicos e culturais. Todas as marcas citadas, segundo ele, estão pensando em novos modelos de negócio, em como fazer o novo de um jeito diferente, verdadeiramente novo. 

Plantando sementes

Ao fim da palestra, Carvalhal reforçou a definição de propósito que nada mais é do que o papel de cada pessoa e organização na cocriação do mundo. Assim como cada animal e cada planta sabe o que tem que fazer, funcionando em equilíbrio, os seres humanos também podem fazer parte dessa harmonia. Ele finalizou deixando uma pergunta para que cada pessoa refletisse: “como posso servir a construção de uma nova consciência?”

A mensagem tocou Cézanne Rocha, aluno do 5º semestre do bacharelado em Moda. “Achei muito importante essa questão que ele trouxe de dar mais valor aos valores em si, diferente do que o marketing tão usado hoje em dia, que é marketing pra vender, trazer resultado e ganhar dinheiro. Acho que para qualquer pessoa que está entrando no mercado, é básico estar atento a essas questões”, destacou.


Ao fim da palestra, foram sorteados exemplares do livro “Moda com Propósito”, autografados pelo autor (Foto: Guilherme Alecrim)

Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de Moda e Design de Moda da Unifor, enfatizou a relevância dos conceitos e ideias apresentados na formação dos estudantes da graduação. “A palestra proporcionou uma reflexão profunda sobre a importância de as marcas terem um propósito além do lucro, destacando exemplos práticos e inspiradores de marcas que estão fazendo a diferença no mundo. Foi uma oportunidade única de entender como podemos aplicar esses conceitos em nossas futuras carreiras, seja na moda, no design ou na comunicação”.

A presença de André Carvalhal na Unifor foi celebrada também pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, Cláudio Sena. “Referência tanto na área da comunicação quanto na área da moda, há muitos anos, ele vem trabalhando com marcas importantes e com a questão do propósito associada à gestão das marcas, que é um tema extremamente relevante para tanto para a moda quanto para a publicidade de propaganda, e a comunicação como um todo. Hoje a gente pôde ver muitos exemplos de marcas que têm trabalhado nessa perspectiva do propósito, da sustentabilidade, de maneira extremamente valiosa e, digamos assim, representativa. Foi uma manhã extremamente produtiva, a gente percebeu que os alunos estavam muito interessados”.

Ampliando a discussão

Além da palestra, que ocorreu no Teatro Celina Queiroz pela manhã, no período da tarde, Carvalhal conduziu uma masterclass voltada, exclusivamente, para alunos do bacharelado em Moda, que estão cursando as disciplinas Laboratório de prototipagem III e Estágio Supervisionado. Neste momento, foram discutidas estratégias para marcas autorais, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências com um profissional de destaque no mercado.

Aluna do 5º semestre do curso de Moda, Maria Clara Lopes aproveitou a oportunidade oferecida pela Unifor. “Nessa disciplina de laboratório de prototipagem, a gente cria a nossa própria marca, simulando a marca para que futuramente a gente possa levar em frente, após a formação na faculdade. Nas aulas, falamos sobre isso, marcas com propósito, que é justamente o que o André Carvalhal defende. Então, é muito tocante para a gente que está tendo essa disciplina vê-lo falando sobre o tema, porque ele é um forte exemplo de que isso funciona. Ele bate muito nessa tecla, é um incentivo para a gente”, reforçou. 

Para a Priscila Medeiros, uma das responsáveis pela vinda do consultor, a mentoria coletiva foi um momento valioso de troca de experiências e aprendizado prático. “André Carvalhal compartilhou insights e orientações personalizadas, ajudando-nos a pensar de forma mais estratégica e criativa sobre nossos projetos e objetivos profissionais”, concluiu.

Mais sobre André Carvalhal

Escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Começou sua carreira como publicitário, com passagem pelas agências Publicis Salles Norton e JWT, como atendimento. Foi diretor de marketing da marca FARM e diretor criativo da marca AHLMA e atuou como membro de conselho ou consultor de projetos e ações em marketing, diversidade & inclusão e sustentabilidade para marcas como Diageo, Do Bem, Disney e Unilever.

Colunista da MIT Technology Review e Revista Ela - O Globo, já tendo colaborado também com diversos veículos, como Veja Rio, Revista Vogue e Carta Capital. Professor de marketing e branding da FGV, Espm e diversos cursos livres. Palestrante, com duas apresentações no TEDx. Autor dos best-sellers “Como salvar o futuro”, “Como libertar o presente”, "A Moda Imita a Vida”, “Moda com Propósito” e do livro finalista do prêmio Jabuti 2019: “Viva o fim: Almanaque de um novo mundo”. Apresentador do Nat Geo Podcast, da National Geographic Brasil.