Intercâmbio Acadêmico Internacional Exchange Program

Estudantes seguram um globo terrestre.

Caminhos de Navegação

 

Que tal viver uma experiência acadêmica em outro país? No programa de Intercâmbio Acadêmico, você pode cursar disciplinas de seu curso em uma universidade do exterior sem pagar as mensalidades do semestre estudado fora na Unifor ou na instituição estrangeira!

São mais de 120 instituições de ensino superior, distribuídas em 20 países. Confira a lista de universidades conveniadas na aba "instituições parceiras".

O intercâmbio vai lhe permitir conviver com pessoas de outras culturas e ampliar seus conhecimentos. E isso tudo fará um diferencial na sua formação profissional. Ficou interessado? Veja como é simples! Nesta página você encontra todas as informações e caso precise, venha conversar conosco.

A Assessoria para Assuntos Internacionais é um setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária e é responsável pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico e também pela inscrição, seleção e acolhida de estudantes internacionais na Unifor. Suas funções também incluem o desenvolvimento e a coordenação das políticas de intercâmbio acadêmico internacional, assim como promover a cooperação científica, técnica e cultural com instituições estrangeiras.

 

Todos os alunos de graduação regularmente matriculados na Unifor podem fazer intercâmbio acadêmico. Para a participação, são observados os seguintes requisitos:

 

- Estar regularmente matriculado na Unifor

- Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso*

- Ter domínio do idioma oficial do país de destino, conforme exigência de cada universidade

- Comprovar rendimento acadêmico (Performance Média Global) com média global igual ou superior a 7,0

- Não possuir disciplinas reprovadas no histórico


*Algumas exceções se aplicam. Mais informações na Assessoria para Assuntos Internacionais.

A inscrição deve ser realizada com seis meses de antecedência ao período previsto do início do intercâmbio. Os períodos de inscrição são:


• De 1º de Fevereiro a 31 de Março para cursar o segundo semestre letivo (agosto-dezembro)
• De 1º de Agosto a 15 de Setembro para cursar o primeiro semestre letivo (janeiro-junho)

Sim. Alunos que tenham FIES podem participar do programa de intercâmbio acadêmico da Unifor. O financiamento pode ser suspenso por até um ano. Mais informações podem ser obtidas junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).

No semestre em que estiver participando do programa de intercâmbio, o aluno intercambista paga somente a 1ª parcela do semestre na Unifor (faz o trancamento do curso) e não paga mensalidade na universidade estrangeira de destino, mas pode ter de arcar com taxas acadêmico-administrativas relativas à mesma.

O aluno intercambista assume despesas relativas a:

- Passagens aéreas;
- Hospedagem, alimentação e demais gastos pessoais;
- Visto e seguro de saúde.

O pagamento da taxa de intercâmbio é feito na Divisão de Assuntos Estudantis (DAE). Para isso, basta você solicitar uma senha de “Outros Serviços” e dizer que deseja pagar a taxa de inscrição para o Programa de Intercâmbio Acadêmico. Em seguida, é só ir à Tesouraria, localizada na DAE, e efetuar o pagamento.

A Unifor possui convênio com cerca de 120 instituições de ensino superior, distribuídas em 20 países. Você pode procurar a lista completa no site da Unifor e também vir à Assessoria Internacional para receber a lista específica de universidades conveniadas com o seu curso.

Uma das melhores formas de decidir o destino é avaliar quais são os seus principais interesses e objetivos na realização do intercâmbio: ganhar fluência em um idioma específico, ter acesso à cultura e modos de vida de um determinado país e garantir o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior, entre outros.

É também importante explorar os sites de algumas universidades de interesse, bem como obter informações acerca da localização escolhida.
 

Ao retornar do programa, os alunos poderão solicitar, junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), o aproveitamento dos estudos desenvolvidos no período de intercâmbio, conforme normas da Unifor. O aluno deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, bem como a tradução juramentada desses documentos.

A taxa de inscrição para o Programa de Intercâmbio Acadêmico custa R$ 420,00 (o valor sofre reajuste anual e não é reembolsável). O pagamento da taxa é feito na Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).

> Baixe aqui o PDF do Guia do Programa de Intercâmbio Acadêmico: http://unifor.br/images/pdfs/intercambioacademico_guia.pd

• Formulário de inscrição da Unifor
• Formulário da universidade estrangeira
• Carta de recomendação assinada pelo coordenador do curso*
• Carta de motivação*
• Três fotos 3x4 atuais
• Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio
• Curriculum Vitae*
• Histórico escolar atualizado (com tradução juramentada no idioma oficial do país de destino)
• Termo de responsabilidade assinado pelo aluno e por um responsável
• Comprovação de proficiência do idioma de acordo com a exigência de cada universidade**
• Confirmação da criação de conta no Campus France Brasil (para universidades francesas)
• Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do intercâmbio acadêmico (favor verificar valor na DAE: a taxa de inscrição não é reembolsável e sofre reajuste anual)

* No idioma oficial do país de destino.
** Universidades de língua inglesa exigem comprovação de proficiência. Atentar para a especificidade do teste de língua solicitada pela instituição estrangeira de seu interesse.

Toda a documentação deverá ser entregue na Assessoria Internacional em duas vias, com exceção do Formulário de Inscrição da Unifor, comprovante de pagamento da Taxa de Intercâmbio e do Termo de Responsabilidade.

Vale ressaltar que os alunos interessados devem possuir um passaporte válido no momento da inscrição. Se o candidato não possuir o documento ou o mesmo estiver vencido, deve fazer uma requisição na sede da Polícia Federal em Fortaleza, na Rua Paula Rodrigues, 304, Bairro de Fátima. O agendamento deve ser feito com antecedência. Mais informações podem ser encontradas no site www.dpf.gov.br.

Ao preencher o formulário de inscrição da universidade estrangeira, o aluno deverá indicar as disciplinas que cursará durante o período em que estiver no intercâmbio. É aconselhável que o aluno, depois de ter escolhido a instituição de destino, vá até o seu coordenador mostrar as disciplinas que pretende cursar e pedir parecer do mesmo no que diz respeito ao aproveitamento.

Sim. Caso deseje, ao retornar do intercâmbio, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos estudos cursados no exterior. Ele deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, trazer a documentação à Assessoria Internacional para ser chancelada e posteriormente mandar fazer a tradução juramentada desses documentos e levá-los à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE) para solicitar o aproveitamento.

Não. O aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior é opcional por parte da Unifor, estando geralmente condicionado à frequência e nota do aluno na universidade estrangeira, e, sobretudo, à equivalência da matriz curricular de seu curso.

Depois que toda a sua documentação for entregue à Assessoria Internacional, a mesma será enviada para a universidade de destino. A instituição estrangeira enviará uma carta de aceitação e com ela o aluno solicitará o seu visto estudantil. A maioria das universidades estrangeiras envia a carta de aceitação via e-mail para o aluno, mas todas elas chegam impressas à Assessoria Internacional.

Sim. Mas a probabilidade é muito pequena e está geralmente relacionada a condições pontuais das universidades estrangeiras.

Uma vez com a carta de aceitação da universidade estrangeira, o aluno deve entrar em contato com o consulado do país de destino para saber sobre os documentos e trâmites para solicitar o seu visto estudantil.

Sim. Todo aluno deve possuir um seguro de saúde internacional. É preciso verificar junto à universidade de destino, bem como ao consulado, as exigências específicas.

A Unifor possui atualmente convênios com 120 universidades em mais de 20 países. Abaixo você confere a lista de universidades parceiras separadas por país, mas você pode também procurar por aquelas que oferecem o seu curso.

Tipos de Convênio

ALEMANHA
Fachhochschule Köln Deutschland
Fachhochschule Deggendorf
Hochschule Für Wirtschaft Und Recht Berlin
Fachhochschule Osnabrück
Hochschule Karlsruhe
Hochschule Ludwigshafen am Rhein


ARGENTINA
Universidade Blas Pascal
Siglo 21
UCEL
Universidade Nacional de Cuyo
Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales
La Universidad Nacional de Lanús-Unla

 

ÁUSTRIA
Management Center Innsbruck

BÉLGICA
Haute Ecole de la Province de Liège

CANADÁ
Concordia University

CHILE
Universidad Mayor
 

COLÔMBIA
Politécnico Grancolombiano
Universidad de La Salle
Universidad del Cauca
Universidad de Ibagué
Fundación Universitária Autónoma de las Américas
Corporación Universitária Americana
Institución Técnica Laboral Censa
Escuela de Ingenieria de Antioquia


CORÉIA DO SUL
Soongsil University
Kyonggy University
Inha University
Sookmyung Women´s University


EUA

University of Wisconsin-Parkside
University of the Incarnate Word
Campbellsville University
Appalachian State University
Felician College
Old Dominion University
Florida Agricultural and Mechanical University


ESPANHA
Universidad Camilo José Cela
Universidad de Oviedo
Universidad de Salamanca
Universidad de Vigo
Santiago de Compostela
Universidad de Cádiz
Universidad de las Palmas de Gran Canaria
Universidad Francisco de Vitoria
Universitat Internacional de Catalunya (DIREITO)
Universidad Alfonso X El Sabio

 

FRANÇA
Ecole Supérieure de Commerce de Saint-Etienne
Université du Havre
Novancia
ISC Paris – Grande Ecole de Commerce de Paris
L'École Nationale Supérieure dÁrchiteture de Paris La Villete
Ecole des Mines d'Albi
L'École Supérieure de Commerce et Développment 3A
Université La Rochelle
L'École de Management de Normandie
Dauphine Université Paris
École des Dirigeants & Créateurs D'Enterprise (EDC)
Université de Rouen
Université de Reims Champagne-Ardenne
ESIEE Management

HOLANDA
Rotterdam University of Applied Sciences

ITÁLIA
Università Degli Studi di Firenzi
Libera Università Maria SS. Assunta – Lumsa
Università Degli Studi di Palermo
Siena Italian Studies
Università Degli Studi di Messina
Università Ca' Foscari Venezia CIELS

MÉXICO

Universidad Nacional Autónoma do México
Universidad de Anahuác Norte
Universidad Anáhuac Del Sur
Universidad de Guanajuato
Universidad de Monterrey
Universidad Regional del Norte


PORTUGAL
Universidade de Aveiro
Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro
Universidade do Porto
Universidade Fernando Pessoa
Universidade de ULisboa
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Universidade da Beira Interior
Universidade Politécnica do Porto
Instituto de Arte, Design e Marketing
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Universitário de Lisboa


RÚSSIA
St Petersburg State University of Finance and Economics

SUÍÇA
University of Applied Sciences Northwestern Switzerland

POLÔNIA
Lublin University of Technology

AUSTRÁLIA
Queensland University of Technolog

A Unifor possui ainda convênios através de redes de cooperação com as universidades listadas abaixo. O intercâmbio acadêmico com essas instituições é possível, porém o processo pode vir a ser mais difícil de ser concretizado por não se tratar de um convênio específico entre a Unifor e a universidade estrangeira. Confira a lista:

RED LATINOAMERICANA DE COOPERACIÓN UNIVERSITARIA (RLCU)
ARGENTINA
Universidad de Belgrano
Universidad Del Aconcagua
Universidad Concepción Del Uruguay

BOLÍVIA
Universidad de Aquino
Universidad Nuestra Señora de la Paz
Universidad Privada Santa Cruz de la Sierra
Universidad Privada Domingo Savio

CHILE
Universidad Diego Portales

COLÔMBIA
Autónoma de Bucaramanga
Universidad Autónoma de Occidente
Corporación Universitaria Minuto de Dios
Universidad Tecnológica de Bolívar

HONDURAS
Universidad Tecnológica de Honduras
Universidad Tecnológica Centroamericana
Universidad de San Pedro Sula

COSTA RICA
Universidad Hispanoamericana

EL SALVADOR
Universidad Tecnológica de El Salvador

PANAMA
Universidad Latina

PORTO RICO
Universidad Interamericana de Puerto Rico

EQUADOR
Universidad Internacional Del Ecuador

 

CONFERÊNCIA DE REITORES E DIRIGENTES DAS UNIVERSIDADES DE QUEBEC (CREPUQ)
CANADÁ
École National D'administration Publique
École de Technologie Supérieure
Université de Sherbrooke
Université Laval
Polytechnique Montréal
Université Bishop's
Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue
Université du Québec en Outaouais
Université du Québec à Montréal
Université du Québec à Rimouski
Université du Québec à Trois-Rivières


GLOBAL CONSORTIUM OF UNIVERSITIES – GU8
AUSTRÁLIA
RMIT University

CHINA
Xiamen University

CORÉIA DO SUL
Inha University

FRANÇA
Université du Havre

ISRAEL
University of Haifa

INGLATERRA
University of Hull

MALÁSIA
Universiti Malaysia Perlis

A Unifor também possui convênios que são protocolo de intenções chamados memorandos de entendimento (Memorandum of Understanding – MoU) com as universidades listadas abaixo:

INGLATERRA
The University of Northampton

ARGENTINA
Universidad Argentina John F. Kennedy
Universidad Nacional de San Luis

CORÉIA DO SUL
Daejeon University

ESTADOS UNIDOS
The University of Arizona
California State University - CHICO
University of Massachusetts Amherst

ESPANHA
Universidad Católica de Valencia “San Vicente Mártir”
Universidad Rey Juan Carlos
Universitat de Valencia

 

Quer ajudar na transição de adaptação de alunos de outros países que vêm fazer intercâmbio na Unifor? Se a resposta for sim, você pode se inscrever no Buddy Program, o programa de integração de alunos estrangeiros da Unifor.

O programa representa uma excelente oportunidade para os alunos da Unifor em trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira. Para participar do Buddy Program, é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado e cursando a Unifor;

  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;

  • Ter conhecimento da língua e capacidade de conversação nos idiomas inglês e/ou espanhol, apresentando, de preferência, certificado de proficiência na língua;

  • Dispor de, no mínimo, 5 horas/semanais, para desempenho das atividades do Programa.

A seleção é composta por uma entrevista em língua estrangeira.

Atenção! É importante conhecer as exigências contidas em Edital e no Regulamento do Programa.

 

Informações para contato

Assessoria Para Assuntos Internacionais

  • E-mail de contato: international@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3127
  • Endereço de contato: Vice-Reitoria de Extensão. 1º andar do prédio da Reitoria