qua, 17 novembro 2021 10:46
Curso de Psicologia realiza aulas abertas sobre infância e psicopatologia
A iniciativa faz parte de uma atividade conjunta da graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza e do grupo de estudos "Infâncias e Psicanálise"
O curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará nos meses de novembro e dezembro aulas abertas para o público em geral abordando os temas da infância e da história da psicopatologia. As aulas serão ministradas pelos professores e psicanalistas Celso Gutfreind e Benilton Bezerra Júnior e transmitidas pela TV Unifor por meio do Youtube, com mediação das professoras Sabrina Matos e Juçara Mapurunga.
No dia 22 de novembro (segunda-feira), a primeira delas será realizada pelo professor e psicanalista do Rio Grande do Sul, Celso Gutfreind, que recentemente participou do podcast “Psicologia Polifônica”. A aula acontece das 19h às 20h30 sobre o tema “A infância hoje: muitas pílulas e poucas brincadeiras”.
Celso Gutfreind é escritor e psicanalista, graduado em Medicina com especialização em Psiquiatria e Psiquiatria infantil é mestre e doutor em Psicologia na Universidade Paris 13. O professor Gutfreind é também pós-doutor em psiquiatria infantil pela Universidade Paris 6, psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, cronista, poeta e autor de mais de 40 livros, sendo o mais recente "A nova infância em análise".
Já o professor e psicanalista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Benilton Bezerra Júnior, será o responsável pela segunda aula, no dia 1º de dezembro (quarta-feira), das 9h30 às 10h30. Também aberta ao público, será abordado o tema “A história da psicopatologia, a psiquiatrização e a medicalização da vida na contemporaneidade”.
Benilton Bezerra Júnior é um médico brasileiro, professor adjunto no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro da direção da ONG Casa da Árvore. O professor tem se dedicado à pesquisa sobre as Ciências do Mental e Identidades Culturais.
Os professores Celso Gutfreind e Benilton Bezerra Júnior foram convidados
a participar das aulas (Fotos: Arquivos Pessoais)
A iniciativa está sendo organizada pelas professoras do curso de Psicologia da Unifor, Sabrina Matos e Juçara Mapurunga. É uma atividade conjunta das disciplinas "Psicopatologia Geral" e "Psicopatologia Sociedade e Cultura".
O grupo de estudos Infâncias e Psicanálise, iniciou as atividades em 2012.1. Tendo como objetivo ampliar as discussões acerca da infância na contemporaneidade a partir do campo teórico da psicanálise, a professora Sabrina Matos é coordenadora do projeto juntamente com a professora Cláudia Jardim e duas alunas da graduação em psicologia, Beatriz Magalhães e Júlia Leitão.
Objetivos do grupo de estudos:
- Aprofundar os conhecimentos do campo da psicologia do desenvolvimento da criança
- Relacionar as teorias psicanalíticas do desenvolvimento infantil com sintomas característicos da contemporaneidade
- Associar as teorias da psicologia e do desenvolvimento às produções artísticas e culturais
- Discutir autores, consagrados e emergentes, tomando conhecimento de suas proposições e elaborações teóricas acerca da psicologia do desenvolvimento infantil.
O grupo realiza atividades de forma quinzenal, alternando atividades síncronas e assíncronas que contam com carga horária (20h/aula por semestre), no horário CD tarde (15h30 às 17h10) às segundas-feiras. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico, com limite de até 30 alunos e obrigatoriedade de pelo menos 75% de presencialidade para certificação.
Estude na melhor
A Universidade de Fortaleza (Unifor) oferta também a graduação em Psicologia, onde se oferece ao aluno excelente estrutura de laboratórios de neurociências, Testoteca (espaço com mais de 100 tipos de testes psicológicos), salas de intervenção grupal, salas de avaliação psicológica, clínica escola, entre outros.
No Serviço de Práticas Psicológicas (SPP), os alunos desenvolvem atividades de estágio básico, realizando atividades em grupos e atendendo à comunidade por meio de avaliações psicológicas, contando com consultórios equipados com sistema de áudio e vídeo, no qual o professor pode acompanhar e supervisionar o atendimento realizado. Este serviço conta com a maior biblioteca de testes psicológicos do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil.
No Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), são realizados atendimentos clínicos individuais e em grupo para crianças, adolescentes e adultos, atendimento de casal e famílias, grupos de criatividade, psicomotricidade, psicopedagogia, orientação profissional e plantão psicológico.
Serviço:
As aulas serão ministradas pelos professores e psicanalistas Celso Gutfreind (22/11, às 19h) e Benilton Bezerra Júnior (1º/12, às 9h30) transmitidas pela TV Unifor por meio do Youtube. As inscrições podem ser feitas por este link.