Disciplinas em EAD educação a distância

Uma estudante olha concentrada para a tela do computador.

 

A Universidade de Fortaleza disponibiliza a seus alunos, disciplinas na modalidade EAD oferecidas pelos Centros em parceria com a Coordenação Geral de Educação a Distância. Essas disciplinas proporcionam ao estudante da modalidade presencial uma experiência diferenciada e significativa em termos de aprendizagem, pois através das funcionalidades do AVA, o aluno consegue organizar seus estudos através de conteúdos produzidos pelo professor conteudista que possui expertise na área e uma equipe multidisciplinar que atende aos objetivos propostos de cada disciplina.

As disciplinas EAD abordam os mesmos conteúdos trabalhados na presencialidade, pois estão propostos no Projeto de Ensino validado pela Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, mas utilizam como diferencial o Ambiente Virtual de Aprendizagem com todos os recursos metodológicos e didáticos disponíveis que vão de acordo com o objetivo proposto em cada disciplina, proporcionando experiências diferenciadas através de recursos tecnológicos utilizados.

Cada centro disponibiliza algumas disciplinas na modalidade EAD, conforme lista a seguir:

CCG - Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

  • G398 Inovação e Negócios Criativos (2.0 créditos)
  • G030 Matemática para Empreendedores (4.0 créditos)
  • H726 Arte e Cultura Brasileira (4.0 créditos)
  • G397 Ética e Negócios (2.0 créditos)
  • G075 Consultoria em Gestão de Pessoas (4.0 créditos)
  • G057 Negociação Estratégica (4.0 créditos)
  • A119 Direito Empresarial (2.0 créditos)
  • N149 Matemática Financeira (4.0 créditos)
  • A115 Custos e Formação de Preços (4.0 créditos)
  • G039 Gestão de Operações (2.0 créditos)
  • G053 Mercado de Capitais no Contexto Global (4.0 créditos)
  • G339 Branding (4.0 créditos)
  • A166 Estratégia empresarial (4.0 créditos)
  • G501 Análise Descritiva de Dados (2.0 créditos)
  • G502 Ciências de Dados Aplicados a Gestão (2.0 créditos)
  • G269 Gestão de Projetos (2.2 créditos)
  • G298 Gestão de Mídias (4.0 créditos)
  • G066 Marketing Digital (4.0 créditos)

CCJ - Centro de Ciências Jurídicas

  • A110 Tópicos de Ciências Econômicas (2.0 créditos)
  • J554 Direito da Infância e da Juventude (4.0 créditos)
  • J583 Direito Ambiental (4.0 créditos)
  • J584 Direito Romano (4.0 créditos)
  • J585 Criminologia (2.0 créditos)
  • J774 Responsabilidade Civil (4.0 créditos)
  • J791 Direito do Consumidor (4.0 créditos)
  • J002 Direitos Humanos (4.0 créditos)

CCS - Centro de Ciências da Saúde

  • S915 Atenção ao Idoso (4.0 créditos)
  • R681 Ciência e Pesquisa (2.0 créditos)
  • S992 Estudo da Halitose (4.0 créditos)
  • H799 Libras (2.0 créditos)
  • S377 Políticas de Saúde (4.0 créditos)
  • S588 PIS - Projetos Integrados em Saúde (2.0 créditos)

CCT - Centro de Ciências Tecnológicas

  • T500 Metodologia Científica (4.0 créditos)
  • N726 Ergonomia e Segurança do Trabalho (4.0 créditos)
  • N725 Estratégia Empresarial (4.0 créditos)
  • N730 Gestão e Projetos (3.1 créditos)
  • T227 Educação Ambiental (4.0 créditos)
  • T113 Experiência Empreendedora (2.0 créditos)
  • T116 Ética em Computação (2.0 créditos)
  • T186 Segurança em Projetos de Software (2.0 créditos)
  • T339 Inovações em Soluções Computacionais (2.0 créditos)

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A MODALIDADE EaD

Elemento essencial do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos, analisando as dificuldades e os progressos no processo educativo do aluno.

O processo avaliativo na EAD é mensurado por uma composição de notas processuais e presenciais, possuindo, assim, dimensões formativas e somativas. As processuais consistem na apresentação de trabalhos, prova online, quizzes e no acompanhamento do percurso de estudo do aluno em diálogos nas ferramentas do ambiente, como chats, fóruns, feed de notícias e outras ferramentas comunicacionais. Já as presenciais consistem em prova sobre os conhecimentos adquiridos na disciplina ou no curso, com hora, data e local determinados.

A Unifor adota como princípios norteadores da avaliação do ensino-aprendizagem as diretrizes institucionais que regulamentam esse processo em sua integridade, baseando-se, prioritariamente, na avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos para fornecer aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, a fim de aperfeiçoá-la.

Com vistas a um processo contínuo, sistemático e formativo, é ofertado um acompanhamento a distância ao aluno que possibilite detectar:

  • Graus de dificuldades encontrados na relação com os conteúdos estudados;

  • Desenvolvimento das propostas de aprofundamento dos conteúdos;

  • Estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados e a prática;

  • Uso de material de apoio e bibliografia;

  • Participação nas atividades propostas;

  • Interação com professores-orientadores e colegas;

  • Pontualidade nos momentos presenciais, tanto na entrega dos trabalhos quanto no ambiente de aprendizagem.

O ensino a distância objetiva desenvolver no aluno a capacidade de produzir conhecimento, analisar e posicionar-se criticamente frente a situações concretas.

Nas disciplinas ofertadas a distância pela Unifor, utilizam-se as metodologias ativas como diferencial no processo de aprendizagem, tendo o aluno como centro desse processo. Elas envolvem cenários de prática diversificados, nos quais o professor torna-se um provocador cognitivo, procurando mediar a relação de seu aluno com o conhecimento. Desta forma, compreende-se que a aprendizagem torna-se significativa e efetiva para o desenvolvimento das competências específicas da profissão e de competências duradouras para a formação cidadã.

Os princípios e fundamentos metodológicos utilizados na educação a distância estão baseados na integração dos saberes, na relação teoria-prática, na aprendizagem colaborativa, na interdisciplinaridade e na humanização, de maneira a proporcionar a interação entre as disciplinas e as áreas do saber. O método pressupõe uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

Através dos conteúdos e das mídias utilizadas, a proposta pedagógica metodológica proporciona ao aluno e ao professor a confrontação de ideias, possibilitando, assim, o aprofundamento do conhecimento. Para isso, o aluno encontra dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIFOR:

  • Conteúdos web-aula (imagens, animações, áudio e vídeo etc.) com o apoio do material didático na forma textual.
  • Casos reais do cotidiano social, que fazem relação com o seu aprendizado.
  • O compartilhamento de ideias por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, tais quais fóruns, atividades colaborativas, sala de aula virtual (web conferência), feed de notícias e torpedos, dentre outros.
  • Avaliações adequadas ao tipo de conteúdo trabalhado no projeto e a utilização dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem.

A prática pedagógica assim concebida permite que o educando, a partir da sua experiência real, de sua identidade cultural e da interação com os outros sujeitos, tome consciência de seu ambiente, da sociedade e do sistema produtivo, percebendo-se como cidadão coadjuvante do processo de transformação da realidade e como profissional comprometido com a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Unifor também disponibiliza ferramentas que auxiliam no acompanhamento de alunos com necessidades especiais, especificamente no que se refere a dificuldades auditivas e visuais.

Para as necessidades auditivas, contamos com apoio dos intérpretes de libras, que realizam a tradução das videoaulas e de todo material Web que se faça necessário para que o aluno compreenda o conteúdo disponibilizado, respeitando as especificidades da Língua de Sinais (LIBRAS).

Para o aluno com dificuldades visuais, disponibilizamos a ferramenta NVDA, que trata-se de um sistema operacional desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e permite a leitura de textos em PDF, onde a partir dessa ferramenta, o texto é transformado em áudio e passa a ser escutado pelo aluno com dificuldades visuais.

As estratégias planejadas para os alunos com dificuldades especiais levarão em consideração as características da deficiência, as potencialidades do estudante, o objetivo que se pretende com a realização da atividade e o nível de complexidade da atividade exigida.

Considera-se indispensável que o professor planeje mais de uma estratégia para a realização de uma única atividade, considerando a possibilidade de tutores presenciais auxiliarem os alunos quanto à construção do conhecimento.

Através da EaD, o compromisso é apresentar a qualidade dos cursos ofertados pela Unifor independente da modalidade escolhida pelo aluno, garantindo excelência no processo ensino-aprendizagem.

A segunda proposta do NTE da Unifor é que seus cursos presenciais apropriem-se de mais encontros à distância. Em longo prazo, o objetivo do ensino a distância da Unifor é ofertar cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Extensão e Pós-graduação, expandindo sua marca de qualidade integralmente para algumas ofertas totalmente a distância.

Informações para contato

Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE)

  • Fone de contato: 0800-2800550 | (85) 3477-3479
  • E-mail de contato: curso.ead@unifor.br