Disciplinas em EAD educação a distância

Uma estudante olha concentrada para a tela do computador.

 

A Unifor oferece atualmente 26 disciplinas a distância (EAD) para cursos de graduação em todos seus centros de ciências. 

Os créditos das disciplinas em EaD variam de acordo com o assunto e custam o mesmo valor das disciplinas presenciais relativas ao seu curso. Para se matricular, basta seguir o mesmo procedimento da matrícula das disciplinas presenciais, usando o seu UniforOnline.

Abaixo você confere a lista de disciplinas EaD atualmente em oferta.

CCS – Centro de Ciências da Saúde

  • R059 – Aptidão Física e Saúde I

  • R067 – Aptidão Física e Saúde II

  • S915 – Atenção ao Idoso

  • S992 – Estudo da Halitose

  • R475 – Metodologia do Trabalho Científico

  • H300 – Metodologia do Trabalho Científico

  • S377 – Políticas de Saúde

  • H799 – Libras

  • S588 – Projetos Integrados em Saúde

  • S175 – Educação Física na Saúde Coletiva

CCJ – Centro de Ciências Jurídicas

  • J585 – Criminologia

  • J524 – Deontologia Jurídica

  • J554 – Direito da Infância e da Juventude

  • J538 – Direito Agrário

  • J583 – Direito Ambiental

  • J791 – Direito do Consumidor

  • J584 – Direito Romano

  • H706 – Elaboração do Trabalho Científico

  • J544 – Hermenêutica Jurídica

  • J774 – Responsabilidade Civil

  • J519 – Direito Imobiliário

CCT – Centro de Ciências Tecnológicas

  • N421 – Produção de Trabalho Científicos

  • T227 – Educação Ambiental

CCG – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

  • A178 – Gestão Ambiental

  • A110 – Tópicos de Ciências Econômicas

  • H726 – Arte e Cultura Brasileira

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A MODALIDADE EaD

Elemento essencial do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos, analisando as dificuldades e os progressos no processo educativo do aluno.

O processo avaliativo na EAD é mensurado por uma composição de notas processuais e presenciais, possuindo, assim, dimensões formativas e somativas. As processuais consistem na apresentação de trabalhos, prova online, quizzes e no acompanhamento do percurso de estudo do aluno em diálogos nas ferramentas do ambiente, como chats, fóruns, feed de notícias e outras ferramentas comunicacionais. Já as presenciais consistem em prova sobre os conhecimentos adquiridos na disciplina ou no curso, com hora, data e local determinados.

A Unifor adota como princípios norteadores da avaliação do ensino-aprendizagem as diretrizes institucionais que regulamentam esse processo em sua integridade, baseando-se, prioritariamente, na avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos para fornecer aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, a fim de aperfeiçoá-la.

Com vistas a um processo contínuo, sistemático e formativo, é ofertado um acompanhamento a distância ao aluno que possibilite detectar:

  • Graus de dificuldades encontrados na relação com os conteúdos estudados;

  • Desenvolvimento das propostas de aprofundamento dos conteúdos;

  • Estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados e a prática;

  • Uso de material de apoio e bibliografia;

  • Participação nas atividades propostas;

  • Interação com professores-orientadores e colegas;

  • Pontualidade nos momentos presenciais, tanto na entrega dos trabalhos quanto no ambiente de aprendizagem.

O ensino a distância objetiva desenvolver no aluno a capacidade de produzir conhecimento, analisar e posicionar-se criticamente frente a situações concretas.

Nas disciplinas ofertadas a distância pela Unifor, utilizam-se as metodologias ativas como diferencial no processo de aprendizagem, tendo o aluno como centro desse processo. Elas envolvem cenários de prática diversificados, nos quais o professor torna-se um provocador cognitivo, procurando mediar a relação de seu aluno com o conhecimento. Desta forma, compreende-se que a aprendizagem torna-se significativa e efetiva para o desenvolvimento das competências específicas da profissão e de competências duradouras para a formação cidadã.

Os princípios e fundamentos metodológicos utilizados na educação a distância estão baseados na integração dos saberes, na relação teoria-prática, na aprendizagem colaborativa, na interdisciplinaridade e na humanização, de maneira a proporcionar a interação entre as disciplinas e as áreas do saber. O método pressupõe uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

Através dos conteúdos e das mídias utilizadas, a proposta pedagógica metodológica proporciona ao aluno e ao professor a confrontação de ideias, possibilitando, assim, o aprofundamento do conhecimento. Para isso, o aluno encontra dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIFOR:

  • Conteúdos web-aula (imagens, animações, áudio e vídeo etc.) com o apoio do material didático na forma textual.
  • Casos reais do cotidiano social, que fazem relação com o seu aprendizado.
  • O compartilhamento de ideias por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, tais quais fóruns, atividades colaborativas, sala de aula virtual (web conferência), feed de notícias e torpedos, dentre outros.
  • Avaliações adequadas ao tipo de conteúdo trabalhado no projeto e a utilização dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem.

A prática pedagógica assim concebida permite que o educando, a partir da sua experiência real, de sua identidade cultural e da interação com os outros sujeitos, tome consciência de seu ambiente, da sociedade e do sistema produtivo, percebendo-se como cidadão coadjuvante do processo de transformação da realidade e como profissional comprometido com a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

O Núcleo de Educação a Distância (NeaD) da Unifor também disponibiliza ferramentas que auxiliam no acompanhamento de alunos com necessidades especiais, especificamente no que se refere a dificuldades auditivas e visuais.

Para as necessidades auditivas, contamos com apoio dos intérpretes de libras, que realizam a tradução das videoaulas e de todo material Web que se faça necessário para que o aluno compreenda o conteúdo disponibilizado, respeitando as especificidades da Língua de Sinais (LIBRAS).

Para o aluno com dificuldades visuais, disponibilizamos a ferramenta NVDA, que trata-se de um sistema operacional desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e permite a leitura de textos em PDF, onde a partir dessa ferramenta, o texto é transformado em áudio e passa a ser escutado pelo aluno com dificuldades visuais.

As estratégias planejadas para os alunos com dificuldades especiais levarão em consideração as características da deficiência, as potencialidades do estudante, o objetivo que se pretende com a realização da atividade e o nível de complexidade da atividade exigida.

Considera-se indispensável que o professor planeje mais de uma estratégia para a realização de uma única atividade, considerando a possibilidade de tutores presenciais auxiliarem os alunos quanto à construção do conhecimento.

Através da EaD, o compromisso é apresentar a qualidade dos cursos ofertados pela Unifor independente da modalidade escolhida pelo aluno, garantindo excelência no processo ensino-aprendizagem.

A segunda proposta do NEaD da Unifor é que seus cursos presenciais apropriem-se de mais encontros à distância. Em longo prazo, o objetivo do ensino a distância da Unifor é ofertar cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Extensão e Pós-graduação, expandindo sua marca de qualidade integralmente para algumas ofertas totalmente a distância.

Informações para contato

Núcleo de Educação a Distância (NEAD)

  • Fone de contato: 0800-2800550 | (85) 3477-3479
  • E-mail de contato: nead@unifor.br