5 filmes para quem se interessa pela área de Engenharia
Muito se fala sobre a amplitude de áreas como Direito e Medicina, que oferecem diversas opções àqueles que as escolhem como carreira. Além disso, essas profissões são retratadas diversas vezes no universo cinematográfico e televisivo, que, em suas produções, dão vida a grandes médicos e advogados, retratando os cotidianos desses profissionais, seus obstáculos e vitórias profissionais e pessoais.
Entretanto, essas duas carreiras não são as únicas que possuem um amplo leque de possibilidades e caminhos a serem traçados. A Engenharia como um todo testemunha um crescimento exponencial de suas áreas de atuação, especialmente as relacionadas à tecnologia. Hoje, existem mais de 30 tipos de Engenharia só no Brasil, o que confere aos estudantes a desafiante decisão de qual curso seguir.
Assim, a indústria cultural pode ainda não ter se interessado tanto pelos engenheiros a ponto de colocá-los como personagens principais em obras para o cinema ou para a televisão, porém, suas profissões, feitos e projetos servem de ponto de partida para o enredo de diversos filmes, antigos e atuais, baseados em fatos reais ou não.
As obras trazem narrativas que abordam características marcantes da Engenharia, como o pensamento lógico e analítico, muitas vezes baseado em cálculos; projetos inovadores e trabalho em equipe. Para os que não estão inseridos na área, ou não conhecem muito bem o papel do engenheiro, é importante notar que sua atuação varia de acordo com a especificidade da área, podendo ir da Engenharia Civil à Engenharia de Tráfego.
A seguir, listamos cinco filmes para aqueles que desejam ter um primeiro contato com a área da Engenharia, e até mesmo para os que já estão na graduação de sua escolha e/ou já são atuantes no mercado de trabalho. As indicações colocam a profissão do engenheiro em destaque, e trazem diferentes perspectivas voltadas para os obstáculos, as inovações e as transformações presentes na carreira. Confira:
Apollo 13 - Do desastre ao triunfo
Lançada em 1995, a obra conta a real história da missão espacial Apollo 13, realizada durante a década de 1970. Ela tinha o objetivo de levar os astronautas Fred Haise, Jack Swigert e Jim Lovell à lua para, assim, realizarem o terceiro pouso lunar da história da humanidade. Porém, problemas técnicos ocasionam uma explosão na espaçonave e coloca a vida dos três protagonistas em risco. Para sobreviver, eles precisam retornar imediatamente à Terra, porém, o retorno não será tão simples assim.
A produção tem grandes nomes em seu elenco, como Tom Hanks, Bill Paxton e Kevin Bacon, interpretando os três astronautas, Jim, Fred e Jack, respectivamente. O longa é dirigido por Ron Howard, cineasta norte-americano conhecido por "Uma Mente Brilhante", filme que lhe garantiu o Oscar de melhor diretor, e está disponível no serviço de streaming Netflix.
Elevado 3.5
Você já se perguntou como as cidades são afetadas pelas grandes construções instaladas em seus territórios? O documentário brasileiro “Elevado 3.5”, de 2010, faz esse questionamento por meio de um viés humanizado e uma multiplicidade de olhares e vivências. A produção traz à tona a falta de planejamento, o papel desempenhado por essas construções, e de que forma as cidades e seus moradores são prejudicados e impactados.
A obra retrata a rotina dos moradores da região do Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, na cidade de São Paulo. Ao espectador, são apresentados diferentes pontos de vida dos mais diversos personagens afetados por essa gigante estrutura de concreto. A obra é dirigida por João Sodré, Maíra Santi Bühler e Paulo Pastorelo, e pode ser encontrada no Youtube.
Não por acaso
Após um acidente de trânsito, as vidas de Ênio, um engenheiro de trânsito que comanda o fluxo de carros na grande São Paulo, e Pedro, dono de um estabelecimento especializado na construção de mesas de sinuca, mudam completamente. A partir daí, os dois são lançados em novas realidades e forçados a encarar sentimentos e situações que não achavam estar preparados.
O filme é, provavelmente, um dos únicos no país, e possivelmente no mundo, a abordar a profissão de Engenharia de Tráfego, e ainda que esse não seja o foco principal da obra, ele está intrinsecamente ligado aos comportamentos de um dos protagonistas, e mostra como a profissão afeta em seu psicológico, especialmente quando se trata do aspecto do controle. Dirigida por Philippe Barcinski, o drama brasileiro de 2007 é estrelado por Leonardo Medeiros, Rodrigo Santoro, Branca Messina e Letícia Sabatella.
O Céu de Outubro
Durante a década de 50, o adolescente Homer Hickam ficou fascinado com o satélite russo Sputnik. A partir daí, o protagonista, um estudante inteligente e esforçado, se inspira para construir um foguete junto com seus amigos e também colocá-lo em órbita. Porém, Homer morava em uma pequena cidade mineradora, e precisa convencer todos ao seu redor, inclusive sua própria família, de que seu interesse na ciência é legítimo.
A obra de 1999 é baseada na vida do engenheiro da NASA, Homer Hickam, interpretado por um jovem Jake Gyllenhaal, ator conhecido por seu papel no filme "O Abutre", e traz a história de como um projeto desenvolvido junto aos seus amigos e com o apoio de uma professora, mudou a sua vida. O elenco conta também com nomes conhecidos e renomados como Laura Dern e Chris Cooper.
O Jogo da Imitação
Um matemático estritamente lógico que possui problemas de relacionamento e uma inteligência acima do normal. Esse era Alan Turing, o responsável pela construção da máquina que permitiu a decodificação do Enigma, código alemão usado pelos nazistas como forma de comunicação durante a 2ª Guerra Mundial. E essa é a história do filme "O Jogo da Imitação".
O filme traz a importância do trabalho em equipe, já que para conseguir realizar esse feito, que o concedeu o título de pai da ciência da computação, Turing teve que passar por cima de sua personalidade intransigente e liderar uma equipe; e do pensamento lógico e estratégico, que, aliado ao trabalho em conjunto, foi o que permitiu ao protagonista e sua equipe alcançarem os resultados desejados em um curto período de tempo.
Estrelado por Benedict Cumberbatch, o longa se passa durante a segunda Grande Guerra, e é baseado em fatos reais, trazendo às telas a vida do matemático criptoanalista britânico Alan Mathison Turing. A produção está disponível no streaming Amazon Prime Video.