A importância da inteligência emocional no mercado de trabalho
Entenda como usar essa soft skill a seu favor no ambiente profissional
Possuir uma boa qualificação é essencial para se destacar no mercado de trabalho. No entanto, cada vez mais, os gestores valorizam aqueles que, além de demonstrar conhecimento técnico, demonstram que têm habilidades relacionadas à postura e ao comportamento no trabalho.
Em oposição às hard skills, que englobam habilidades técnicas, as soft skills são habilidades comportamentais que estão relacionadas à forma como tratamos os outros e lidamos com as nossas emoções, como por exemplo a inteligência emocional.
Daniel Goleman, psicólogo e autor de "Inteligência Emocional" (1995), descreveu o conceito como sendo a habilidade de compreender e lidar com suas emoções de forma eficaz, assim como entender as emoções do outro. Ela é composta por pilares, como a empatia, a sociabilidade e a comunicação interpessoal.
A inteligência emocional é uma habilidade essencial para navegar o cenário dinâmico e repleto de desafios que é o ambiente profissional. Ao desenvolver a sua inteligência emocional, você será capaz de evitar aborrecimentos no local de trabalho e manter-se focado para alcançar o sucesso profissional.
Entenda de que formas essa habilidade pode ser útil para alavancar o seu desempenho profissional!
Como a Inteligência Emocional pode ser aplicada no ambiente profissional?
Por se tratar de lidar com as suas emoções, a inteligência emocional influencia a sua capacidade de autorregulação. Ao desenvolvê-la, você poderá evitar hábitos que tendem a atrapalhar o seu desempenho, como a procrastinação. Ela também é uma grande aliada quando falamos de situações de estresse ou nervosismo, como em discussões ou momentos de muita pressão.
Alguns dos benefícios que você pode obter ao trabalhar a sua inteligência emocional são:
- Facilidade na resolução de conflitos
- Redução da ansiedade
- Aumento da produtividade e da clareza da sua tomada de decisão
- Melhora dos relacionamentos com colegas e profissionais do mercado (networking)
- Gestão do estresse e de tempo
- Equilíbrio emocional
Como desenvolver a sua inteligência emocional?
Mesmo não sendo uma habilidade técnica, é possível desenvolver a inteligência emocional para usá-la a seu favor. Separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo:
- Observe as situações pela perspectiva do outro para que você possa conhecer as emoções alheias e criar relações de qualidade
- Identifique comportamentos prejudiciais que você tem ao se deparar com uma situação estressante. Dessa forma, você pode detectar quais são os “gatilhos” para suas explosões emocionais e, assim, controlar melhor os impulsos a fim de não evitar que você se prejudique dentro da empresa
- Aprenda a priorizar e organizar suas tarefas para evitar que você se estresse com prazos ou imprevistos que possam ocorrer na execução das atividades
- Entenda críticas como oportunidades de crescimento, e não ataques ao seu trabalho
- Se algo deu errado, analise o que aconteceu antes de se estressar por causa do erro. Dessa forma você pode descobrir onde errou e evitar as mesmas falhas futuramente
- Valorize os objetivos atingidos, mesmo os pequenos, para ficar mais motivado para os próximos desafios
- Separe a vida profissional da pessoal, afinal a pressão e cobranças no trabalho vão sempre existir, mas elas não precisam ser levadas para casa no final do dia
- Estabeleça pausas entre as atividades de trabalho para que você possa respirar fundo, relaxar e evitar que a tensão prejudique seu desempenho profissional
Busque ajuda na Unifor!
Caso você esteja se deparando com muitas situações que afetam o seu estado emocional no ambiente profissional, pessoal ou acadêmico, converse com um profissional da área de psicologia. A Unifor oferece, por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), atendimento psicológico gratuito ou por meio de plano de saúde para alunos e população em geral.