Arquitetura e Urbanismo e o desenvolvimento de competências; saiba como é o curso da Universidade de Fortaleza

O papel social do arquiteto e urbanista vai além da criação e construção de edificações. A profissão envolve segurança, conforto, sustentabilidade, inovação, dentre outros pilares. Trata-se de uma formação ampla que está apta a desenvolver projetos elaborados com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos e dos espaços.

Sabendo da importância e relevância dessa profissão, a Universidade de Fortaleza oferece a graduação em Arquitetura e Urbanismo. O curso é para quem busca trabalhar com criação, projeto, planejamento e construção de espaços nas escalas da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, além de atuar na área de planejamento urbano e regional, na arquitetura de interiores, na arquitetura paisagística, no patrimônio histórico e cultural.

Diferenciais do curso

A professora e coordenadora Milena Baratta destaca os diferenciais de quem decide realizar a graduação na Universidade de Fortaleza. "Nosso maior diferencial está na nossa matriz curricular. Desde 2020, estamos com uma matriz nova que trabalha de forma integrada e por desenvolvimento de competências. Na disciplina de Projetos, sempre temos dois docentes orientando os nossos alunos. Isso é um grande diferencial, porque cada docente tem a sua expertise. Imagine o que é você ter uma aula de ateliê com um professor de projetos e um professor de estruturas em conjunto?", destaca a coordenadora.

Curso semipresencial

A professora ainda revela que, a partir de 2022, o curso de Arquitetura e Urbanismo terá a modalidade semipresencial

“Nós temos o nosso curso presencial, que está funcionando há 22 anos. A partir de 2022, nós teremos o curso de Arquitetura no formato semipresencial. O que é isso? É um curso que vai ter aulas no formato presencial, que são justamente as disciplinas de projetos e desenhos; e as disciplinas um pouco mais teóricas vão ser desenvolvidas no formato EAD, porque aí a gente consegue dar uma maior comodidade para esse alunos, diminuindo a quantidade de vezes que ele vem ao campus", resume Milena Baratta.

Confira a entrevista na íntegra



 

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?