As principais características do mercado de trabalho do futuro

Conheça as mudanças que irão transformar a atuação dos profissionais nas empresas.

Com o impacto da tecnologia, o modo como as pessoas encaram o mercado de trabalho e se relacionam com os superiores e as formas de contratação estão sendo alteradas e, consequentemente, moldando a prática de atividades dentro das organizações. 

Entender sobre algumas características desse novo mercado pode ser um diferencial. Descubra os principais aspectos:

  • Aumento da concorrência
    Com o surgimento do trabalho remoto, a forma de contratação também se modificou, as empresas passaram a procurar e a contratar profissionais de qualquer parte do país e do mundo. Consequentemente, o mercado, já concorrido, torna-se cada vez mais disputado. Apesar disso, esse modelo de contratação também permite que as oportunidades possam se expandir, uma vez que é possível trabalhar para organizações, sem a limitação territorial.
     
  • Mais flexibilidade
    A oferta de vagas em modelo home office e híbrido mudou o esquema de cumprimento do expediente em um horário pré-estabelecido, como das 8h às 18, por exemplo. A relação de confiança entre colaboradores e líderes permite que a produtividade seja medida pelo cumprimento das demandas, independentemente do horário.
     
  • Anywhere office
    Anywhere office” ou escritório em qualquer lugar, permite que o profissional tenha liberdade de trabalhar de qualquer lugar, seja no escritório da empresa, em um café ou em um coworking. Essa prática já é observada hoje, mas tende a se intensificar, pois além de valorizar o bem-estar profissional, também facilita a construção de networking, ao possibilitar o encontro com outros profissionais que também adotam esse modelo de trabalho.
  • Trabalho por projetos
    Trabalhar por projetos também se encaixa no modelo anywhere office. Essa prática possibilita que o profissional trabalhe para várias empresas, em projetos que realmente correspondam aos seus interesses e competências. Além disso, as organizações também se beneficiam, pois não precisam de uma equipe fixa e podem economizar com as burocracias dos processos de admissão e demissão 
     
  • Autonomia dos profissionais
    Tomar iniciativa, oferecer soluções e ser proativo são práticas que os líderes das organizações já esperam de suas equipes. Fica no passado a ideia de que o profissional só pode realizar tarefas depois de receber as coordenadas de seu superior, enquanto cresce a valorização da autonomia dos colaboradores para tomar decisões.
     
  • Qualificação será ainda mais valorizada
    A transformação digital no mercado de trabalho vai exigir que os profissionais adotem um aprendizado contínuo para acompanhar o avanço tecnológico. Além disso, a concorrência, cada vez mais acirrada, requer capacitação constante para que os profissionais não percam espaço no mercado. Felizmente, existem cursos livres e de capacitação que podem ser realizados a distância na Educação Continuada, facilitando a conciliação entre estudos e trabalho.

No mercado de trabalho as mudanças já estão acontecendo e tendem a se acelerar. Por isso, é fundamental que os profissionais se mantenham atualizados de suas áreas para acompanhar as inovações. 

Busque apoio na Unifor!

A Central de Carreiras e Egressos da Unifor oferta, todo mês, uma agenda de eventos com oficinas, palestras e workshops. A iniciativa tem como propósito orientar e divulgar informações sobre temas relacionados ao desenvolvimento de carreira e de habilidades para o mundo do trabalho.

Além disso, a universidade oferta cursos de curta duração, na Educação Continuada , focados no desenvolvimento de habilidades específicas, como inteligência competitiva, gestão estratégica e outros, proporcionando aos alunos uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado.