Como equilibrar as metas pessoais e profissionais? Será que a carreira vem sempre em primeiro lugar?

Ter um plano estruturado, projetando o que você quer fazer e onde deseja estar nos próximos meses ou anos é o melhor caminho para uma carreira de sucesso. No entanto, é necessário que as metas traçadas para a vida profissional estejam em sintonia com as metas pessoais.

Afinal, trabalho é importante, mas é preciso ter planos para si mesmo, ou seja, voltados para seu bem-estar e relacionamentos, família e amigos inclusos. Nesse contexto, vem a dúvida: como equilibrar tudo isso?

Alinhando as metas pessoais e profissionais

Chega o início do ano e é o momento de definirmos as metas pessoais e de carreira. Tirar um tempo para pensar naquilo que você deseja para os próximos meses (e anos) é recomendado para que você possa planejar suas ações e alcançar aquilo que deseja.

Você sabe que cumprir as metas exige esforço e disciplina, por isso é importante que elas sejam traçadas de modo que haja um equilíbrio entre o que você objetiva para sua vida pessoal e entre o que busca para sua vida profissional. 

Confira a seguir os principais pontos para fazer esse alinhamento!

Entenda seu momento de vida

Manter as metas pessoais e profissionais em sintonia não é algo simples de ser feito. Além disso, esse equilíbrio pode exigir um esforço diferente, dependendo do seu momento de vida. Quem está terminando o curso superior ou é recém-formado vai precisar colocar a carreira em primeiro lugar, abrindo mão de outros projetos pessoais, concorda?

Estamos falando de uma fase da vida em que a pessoa está buscando experiência. Dessa forma, as metas de carreira podem envolver ter mais pressa para concluir uma pós-graduação ou aproveitar todos os eventos do setor para fazer networking.

No entanto, isso não deve valer para todos os momentos de vida, pois a carreira, apesar de importante, pode sim caminhar junto com as metas da vida pessoal. Isso porque todo mundo merece se cuidar e ter momentos de descanso e lazer, fazendo uma viagem, ou ficando mais tempo em casa com a família.

Afinal, de que adianta crescer na carreira, mas chegar em casa e ficar infeliz ou ainda doente de tanto trabalhar? Pense nisso e priorize o que é mais importante de acordo com seu momento de vida atual.

Crie metas realistas

Imagine traçar diferentes metas pessoais e profissionais, mas ficar estressado por estar com a rotina corrida ao incluir os planos de ação em seu dia a dia? A ideia não é essa! 

Apesar das metas exigirem um comprometimento, é preciso que elas sejam realistas, quer dizer, que você consiga se programar para realizá-las sem que isso se torne um problema na sua vida.

Então, ao definir suas metas, veja se elas refletem o que você deseja e, mais do que isso, se podem se encaixar em sua rotina e estilo de vida. Avalie ainda se são realizáveis no prazo que você estipulou.

Por exemplo: se você vai começar uma especialização EAD, mas também quer fazer atividade física regular, estipule os dias e horários para assistir às aulas e também para caminhar ou frequentar uma academia. Crie um cronograma de forma a não atropelar esses compromissos para que você possa realizá-los com tranquilidade.

Revise as metas sempre que necessário

Talvez, no momento de definir suas metas pessoais e profissionais, você tenha seguido todos os passos recomendados, como criar metas que façam sentido para sua vida, que sejam realizáveis e que possam ser incorporadas ao seu dia a dia.

Todavia, muita coisa pode mudar no decorrer dos meses, exigindo que você tenha flexibilidade para buscar novos caminhos. 

Diversos imprevistos podem acontecer, mas o recomendado é sempre reprogramar sua rota de forma a equilibrar seus projetos pessoais e profissionais. 

Por que é importante buscar esse equilíbrio?

Cumprir as metas exige disciplina e fazer isso buscando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode ser mais trabalhoso ainda. E por que perseguir essa sintonia é tão importante?

Porque direcionar a vida só para o trabalho não é nada saudável. Não somos máquinas e temos que atender nossas demandas pessoais para não se estressar, adoecer e até correr o risco de sofrer um burnout.

A dica é sempre se desconectar depois de cumprir o horário do expediente, saber dizer não e aprender a delegar tarefas quando necessário. Entender o que é prioridade nos compromissos de trabalho também pode ajudar a ter uma rotina mais equilibrada.

Somos muito cobrados para ter bons resultados de carreira e lutar por isso é importante. Mas, como foi dito, encontrar a sintonia entre suas metas pessoais e de carreira trará ganhos para sua saúde física e mental.