Como lidar com a ansiedade na rotina profissional

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, mais de 264 milhões de pessoas sofrem com o transtorno de ansiedade. Esse quadro chega a afetar 9,3% da população brasileira.

A ansiedade pode afetar não apenas a vida pessoal, mas também a profissional e, muitas vezes, ela pode ser desencadeada por algum fator relacionado ao trabalho. Descubra o que fazer para que a ansiedade não seja um obstáculo para o seu desenvolvimento profissional!

É normal sentir-se ansioso no trabalho?

A ansiedade pode afetar o candidato antes da entrevista de emprego ou o profissional que vai iniciar um novo desafio na carreira. No entanto, é preciso explicar que o transtorno de ansiedade é uma doença psiquiátrica, na qual o indivíduo sente, constantemente, muita preocupação por coisas que ainda não aconteceram.

Quando é frequente, esse quadro torna-se anormal e passa a afetar a saúde física e mental. Ele pode causar insônia, taquicardia, tontura e falta de ar, além de dificuldade de concentração e de memória, podendo gerar afastamento do trabalho.

Quais as causas para a ansiedade na rotina profissional?

Um dos motivos que pode levar a uma preocupação excessiva em relação ao futuro é a competitividade no mercado de trabalho. Ainda na faculdade, você pode sentir ansiedade para conseguir um estágio e, depois, um emprego.

Trabalhar em um clima organizacional ruim também pode ser um gatilho para a ansiedade, afinal há dificuldade na convivência, o que prejudica a produtividade e o bem-estar. O trabalho tem relação direta com a nossa realização pessoal, por isso você pode se sentir ansioso quando não consegue enxergar um propósito na sua carreira. Com isso, você só vê cenários desfavoráveis, gerando um quadro de angústia. Nessa hora, vale um exercício de autoconhecimento para pensar se uma mudança de carreira pode ser algo que faça sentido.

Prazos curtos para cumprir, excesso de trabalho e a cobrança excessiva por resultados são fatores que podem levar a um quadro de ansiedade. É importante saber elencar as prioridades, evitar perdas de tempo no trabalho e não se envolver em vários compromissos ao mesmo tempo. Muitas pessoas ficam ansiosas porque não conseguem fazer a gestão do tempo e acabam tendo que correr para evitar atrasos nas entregas, o que gera sobrecarga.

Outro gatilho para a ansiedade é a falta de reconhecimento no trabalho. Nesse caso, você passa a duvidar da sua capacidade e acha que não está se esforçando o suficiente.

Como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho?

O primeiro passo é prestar atenção na respiração, inspirando e expirando lentamente para relaxar e se situar no momento atual. Você pode treinar a respiração adequada com meditação e outras práticas que vão ajudar a tirar sua tensão.

Recomenda-se a prática de exercício físico diariamente, pois são atividades que ajudam o corpo a liberar endorfina e serotonina, hormônios que trazem a sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Cultivar um bom relacionamento com os colegas e ter uma comunicação transparente pode ajudar você a ter clareza sobre as expectativas quanto ao seu trabalho, prazos e metas. Caso esteja com alguma dificuldade, compartilhe com a equipe!

Também é importante separar a vida profissional e pessoal, e não abdicar de momentos de lazer e descanso. Sempre tenha uma parte do dia para relaxar, dormir bem e se divertir.

As dicas podem não surtir efeito se a pessoa está com a saúde mental abalada pelo transtorno de ansiedade. Nesse caso, busque atendimento médico.

A Unifor oferece, por meio do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), atendimento psicológico aos alunos e professores. 

Além disso, a Central de Carreiras Unifor oferece uma preparação extensa para o mercado de trabalho.

FONTE: Textos da Symplicity (com adaptações da Central de Carreiras Unifor)