Energias renováveis: mercado aquecido aumenta demanda por profissionais da área
As mudanças climáticas vistas pelo mundo têm tornado cada vez mais urgente a necessidade do uso de fontes de energias renováveis. O Ceará tem sido um dos protagonistas nacionais na geração de energia limpa. Além de estar em processo de implantação de um hub de hidrogênio verde, o Estado já conta com mais de 90 parques eólicos instalados e é o quarto do Brasil com maior potência instalada de geração centralizada de energia solar fotovoltaica.
Um decreto de regulamentação da produção eólica em alto mar (offshore), publicado pelo Governo Federal em janeiro deste ano, vai aumentar ainda mais o protagonismo cearense no setor. A previsão é de que a iniciativa atraia investimentos de pelo menos R$ 110 bilhões, gerando 86 mil novos postos de trabalho em toda a cadeia, segundo projeção da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
“O mercado está bem aquecido e a possibilidade do hub de hidrogênio ser consolidado no Estado fortalecerá ainda mais o Ceará no segmento de renováveis, não só no cenário brasileiro, mas também internacionalmente. Atualmente, o estado do Ceará está na quarta posição em geração eólica (2,9 GW) e quinto em solar fotovoltaica centralizada (3,2 GW), e Fortaleza está entre as principais capitais brasileiras em número de sistemas fotovoltaicos instaladas em geração distribuída”, diz o professor Bruno Almeida, coordenador do curso de Graduação em Energias Renováveis da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.
Mercado promissor
A demanda por mão de obra especializada tem acompanhado os investimentos no setor e tem feito do mercado de energias renováveis um dos mais promissores do Brasil. “Com mais empreendimentos em energias renováveis sendo instalados no Estado, o número de empregos envolvidos da cadeia deste setor cresce. O hub de hidrogênio, dentre outros negócios em renováveis, são alavancas para mais oportunidades neste setor que vem sendo fortalecido no Ceará e que apresenta tendência de crescimento para os próximos anos”, acrescenta o professor.
Os empregos gerados na área vão desde a produção até a instalação e manutenção dos equipamentos, ampliando as possibilidades de emprego e renda nas mais diferentes regiões do país. No curso de Graduação em Energias Renováveis da Unifor, o aluno chega ao mercado de trabalho pronto para atuar em todas as etapas envolvidas nos sistemas de geração de energia a partir de fontes renováveis. Ele estará apto para planejar e gerenciar equipamentos e processos relacionados aos empreendimentos de geração de energia elétrica, além estar apto a prestar assistência, assessoria e consultoria em assuntos relacionados à geração de energia elétrica a partir de sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, por exemplo.
“O curso de Energias Renováveis da Unifor possibilita ao profissional ter visão clara da importância da adoção cada vez presente das energias renováveis como resposta às mudanças climáticas. O profissional pode contribuir fortemente na implantação nas empresas/sociedade de ações que estejam voltadas para a sustentabilidade, atividades que possam contribuir com novos hábitos que corroborem com a mitigação de CO²”, explica Bruno Almeida.
Além disso, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. Ao concluir o módulo 3, ele recebe o certificado de Analista em Energia Eólica e ao final do curso, de tecnólogo em Energias Renováveis.
O curso de graduação em Energias Renováveis tem 5 semestres de duração (2 anos e meio) e é ofertado no turno da noite.
Conheça a Especialização em Gestão de Energias Renováveis
Para quem deseja se capacitar ou aprofundar os conhecimentos relativos aos processos de geração de energia através de fontes alternativas, a Universidade de Fortaleza oferece também a Especialização em Gestão de Energias Renováveis. Com 21 meses de duração, o curso é voltado para empresários, executivos, engenheiros, consultores, tecnólogos e outros profissionais de nível superior.
A Especialização capacita os profissionais para atuar no desenvolvimento, planejamento e elaboração de projetos de energias renováveis, bem como para atuar em toda a cadeia produtiva do setor e na comercialização e prestação de serviços na área de energias renováveis.