Segunda graduação ou pós-graduação? Qual escolher?

Se você já conquistou o diploma do ensino superior talvez esteja pensando sobre essas duas opções, afinal, é uma forma de continuar sua qualificação. No entanto, pode surgir a dúvida se vale mais a pena fazer uma segunda graduação ou pós-graduação.

Neste post você vai saber mais sobre cada uma das opções, mas também vamos ajudar a pensar sobre quando escolher uma ou a outra.

Afinal, o que é segunda graduação e pós-graduação?

A verdade é que esses dois são exatamente o que seus nomes propõem, mas vamos saber mais um pouco sobre elas:

Segunda graduação

A segunda graduação acontece quando uma pessoa que já conquistou seu diploma de curso superior decide fazer outro curso, seja relacionado ao primeiro ou não. 

Isso pode acontecer por diversos fatores, seja para complementar o currículo com uma profissão correlacionada, mudar de área ou ter outra profissão em menos tempo.

Pós-graduação

Diferente da segunda graduação, a pós-graduação é uma fase após a conclusão do ensino superior. Além disso, existem algumas vertentes, por exemplo, aprofundar os conhecimentos do curso com a especialização ou ser habilitado para a vida acadêmica com o mestrado.

Modalidades de pós-graduação

A pós-graduação pode ser feita em duas modalidades diferentes: stricto sensu e lato sensu. Na modalidade stricto sensu estão as pós-graduações mestrado e doutorado, já em lato sensu estão especialização e MBA. Saiba mais sobre elas:

MBA – Master Business Administration

O MBA é uma pós-graduação focada em gestão e administração. Por essa razão, pessoas que trabalham nessas áreas ou que querem ingressar em cargos que demandem esses conhecimentos optam por fazer o MBA. 

Quem pode fazer MBA?

Muitas pessoas acreditam que só quem se formou em áreas relacionadas, por exemplo,  Administração, Ciências Contábeis ou Negócios pode fazer uma pós em MBA. No entanto, qualquer pessoa com ensino superior completo, de qualquer área, pode fazer.

Um jornalista que almeja um cargo de liderança ou deseja abrir seu próprio negócio, por exemplo, pode optar por uma pós-graduação de MBA em gestão de pessoas ou gestão empresarial.

Para fazer MBA, basta ter o diploma do ensino superior e escolher esse tipo de pós, afinal, é voltado para quem quer empreender, assumir cargos de gestão ou aprender sobre o funcionamento administrativo de um negócio.

O curso possui uma carga horária de pelo menos 360 horas e ao final o aluno recebe um certificado de conclusão.

Especialização

A especialização é uma pós-graduação orientada para a atualização ou aprofundamento de uma área, no entanto, com várias vertentes diferentes dentro de uma formação.

Por exemplo, algumas especializações na área de Direito são:

Quem pode fazer Especialização?

Assim como o MBA, uma pessoa formada em qualquer curso superior pode fazer a especialização. No entanto, a especialização é um aprofundamento ou atualização de determinada área, por isso, normalmente os alunos preferem fazer especializações dentro da área ou em áreas relacionadas.

A duração da especialização precisa ter pelo menos 360 horas e o aluno recebe um certificado de conclusão no final.

Mestrado Acadêmico

Esse tipo de pós-graduação é voltado para quem busca a carreira acadêmica, seja lecionando ou no desenvolvimento de pesquisas.

Quem pode fazer um mestrado acadêmico?

Qualquer pessoa com diploma do ensino superior pode fazer o curso de mestrado e não precisa ter relação com a graduação, dependendo da instituição. Isso acontece porque pode ou não exigir diploma em uma área relacionada, mas caso haja exigência, pode ser conferido no edital de convocação ou processo seletivo.

Para se candidatar em um mestrado, em boa parte das instituições, também é necessário saber inglês ao nível de leitura, podendo passar por uma prova de proficiência.

A pós-graduação em mestrado tem uma duração média de dois anos e ao final do curso o aluno terá um diploma e o título de mestre.

Mestrado profissional

A diferença entre o acadêmico e o profissional é de que enquanto o mestrado acadêmico é focado na atuação como educador ou pesquisador, o outro é focado diretamente na qualificação profissional.

Além disso, o mestrado profissional também faz parte do tipo stricto sensu, capacitando para o exercício da docência em seleções que exijam a pós-graduação nessa modalidade. 

Possui a mesma duração, diploma ao final da conclusão e título de mestre.

Doutorado

O doutorado também é uma pós-graduação voltada para a vida acadêmica, ou seja, docência ou pesquisa, mas com aprofundamento maior dos conceitos aprendidos na graduação. Além disso, os doutorandos possuem o papel fundamental de trazer uma descoberta através do trabalho de pesquisa escolhido.

Quem pode fazer doutorado?

Para fazer doutorado, assim como as outras pós-graduações, basta ter concluído o ensino superior anteriormente. No entanto, o processo seletivo pode mudar de instituição para instituição, incluindo análise do currículo, análise do tema de pesquisa e proficiência em outra língua, por exemplo. 

O doutorado é a pós-graduação que dura mais tempo, cerca de quatro a cinco anos e após a conclusão o aluno terá o diploma e o título de doutor. Ela é considerada o nível máximo que um profissional pode conquistar em nosso país.

O que é melhor fazer: uma segunda graduação ou uma pós-graduação?

Agora que você já sabe o que é uma pós-graduação e segunda graduação, precisa saber que não há uma receita pronta para definir qual a melhor para todas as pessoas. Afinal, para isso é necessário conhecer diversos aspectos pessoais, no entanto, podemos dizer em quais situações uma faz mais sentido que a outra.

Quando escolher a segunda graduação?

Fazer uma segunda graduação é indicado principalmente em duas situações:

Trabalha em uma área diferente da sua graduação e quer continuar 

Muitas vezes, o mercado de trabalho pode levar para caminhos diferentes da formação. Isso pode acontecer por diversas razões, por exemplo, ser indicado para um bom emprego por alguém que conhece ou precisar se encaixar em outra profissão porque não encontrou oportunidade na sua.

Independentemente de qual seja a razão, é totalmente compreensível se identificar com outra profissão depois que conhece as rotinas de trabalho. Portanto, se estiver nessa situação, fazer uma segunda graduação em outra área pode ser uma boa opção.

É importante lembrar que também é possível fazer uma pós-graduação em uma área diferente da formação, e se isso se encaixar melhor no seu trabalho, pode ser a melhor opção. Afinal, é um grau a mais de formação.

Em alguns casos pode não ser possível optar pela pós-graduação para entrar totalmente noutro mercado.

Por exemplo, se você é formado em administração, trabalha num escritório de advocacia e percebeu que o Direito é perfeito para você, uma pós pode não ser suficiente.

Isso acontece porque mesmo que você faça uma especialização em Direito Penal, por exemplo, vai saber muito sobre o assunto, mas não poderá atuar como advogado.

Assim, pode ser mais interessante conquistar essa realização pessoal cursando Direito. Portanto, vale a pena pensar em qual a melhor opção para você.

Não gosta da área que escolheu e quer mudar de área

A verdade é que é muito comum se arrepender da formação escolhida, afinal, a decisão é tomada logo cedo, quando não se conhece bem as possibilidades e as rotinas da profissão.

Caso seja o seu caso, onde acredita que outra área pode atender melhor seus objetivos de carreira ou não está feliz com o curso que escolheu, uma segunda graduação na área com que se identifica pode ser a melhor opção.

Vale lembrar que hoje existem meios mais rápidos e cômodos de fazer uma segunda graduação, como um curso tecnólogo, que possui duração de até três anos, mas também com Ensino à Distância.

Quando escolher uma pós-graduação?

Existem algumas razões para escolher a pós-graduação em vez de fazer uma segunda graduação, confira:

Gosta da área que escolheu e quer atualizar ou complementar o currículo

Se você se identifica com a área que escolheu, fazer uma especialização pode ser a melhor opção. Com ela você terá um aprofundamento da sua área, com novas técnicas, práticas e conhecimentos específicos, de maneira atualizada. 

Caso almeje cargos de gestão, ainda pode optar pelo MBA. Portanto, se esses são seus objetivos, vai em frente com a pós!

Seguir a carreira da docência

Caso queira sair do modelo de trabalho convencional e seguir a carreira acadêmica, seja pesquisando ou lecionando, o mestrado ou doutorado são os indicados.

Inclusive, a única maneira de ser professor universitário é cursando uma pós-graduação, de preferência mestrado ou doutorado.

Quer ter seu próprio negócio ou ser um gestor

Se tem alma de empreendedor e quer administrar o seu próprio negócio, mas com mais expertise e segurança, pode optar pela pós-graduação MBA.

Além disso, se almeja cargos mais altos na gerência ou administração de grandes empresas, o MBA é a melhor escolha.

Tanto a pós-graduação quanto a segunda graduação vão trazer mais conhecimentos e experiências para a sua carreira. Com elas você vai poder ampliar seu networking, aprofundar os conhecimentos, ficar atualizado e ainda fortalecer o seu currículo.  

Então, qual das duas você vai escolher? Independentemente de qual seja, a Unifor será a instituição de ensino perfeita.

Confira quais são as possibilidades para quem busca a segunda graduação e para a pós-graduação
E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões