Startups: entrando no mercado com a sua própria empresa

Para lançar um produto ou serviço que seja inovador no mercado, é preciso se planejar, conhecer as oportunidades e ter criatividade para oferecer algo que atraia a atenção do público. As startups, geralmente, tentam abranger segmentos que ainda não foram explorados no mercado, mas isso traz um grau de incerteza para os empreendedores.

Se você está preparado para lidar com essa imprevisibilidade, nós trouxemos importantes dicas para conseguir pensar fora da caixa e criar uma startup de sucesso!

1 - Desenvolva sua ideia

Como saber se sua ideia é uma solução inovadora para ser a base de uma startup? Nessa etapa, é importante entender como a sua ideia seria capaz de suprir uma necessidade real das pessoas, e se ela traria algo novo ao mercado.

Também é importante determinar questões, como quem é seu público-alvo, qual valor vai entregar para o mercado e se a sua ideia pode ser a base de um negócio que tenha um crescimento acelerado e que seja repetível e escalável a um custo reduzido.

2 - Defina seu segmento de atuação

As startups podem atuar em diferentes segmentos do mercado, mas é importante ressaltar que as operações desse modelo de negócio são sempre realizadas com o suporte de recursos digitais. Dependendo do seu produto ou serviço, a sua empresa pode ser de: healthtech (setor da saúde), foodtech (setor de alimentação), fintech (setor financeiro), retailtech (setor do varejo) entre outros.

3 - Estude o mercado

Após definir o seu público-alvo, é preciso pesquisar o tamanho desse público que você busca atender, assim como descobrir se existem ideias iguais ou semelhantes à sua. Seu planejamento deve ser baseado nos resultados dessas pesquisas.

4 - Crie um MVP

A próxima etapa é dar início à fase de testes. Apesar das incertezas do ambiente das startups, a fase de testes pode te ajudar a ter mais segurança em relação às decisões que você vai tomar. Para isso, é necessário criar um protótipo ou mínimo produto viável (MVP).

O MVP é uma versão enxuta do seu produto, que vai ser testada pelo público e indicar a viabilidade desse modelo, as melhorias que podem ser feitas, quais falhas precisam ser corrigidas, entre outros pontos. Caso o resultado do teste seja positivo, chega o momento de estruturar sua empresa.

5 - Elabore o plano de negócios

Após validar a sua hipótese no mercado, um passo fundamental é elaborar o plano de negócios. Defina tudo o que será preciso para viabilizar sua solução, incluindo os processos para colocar seu produto ou serviço no mercado, as tecnologias que você vai utilizar, onde será sua empresa e os recursos financeiros necessários para realizar sua ideia. O Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Unifor pode te ajudar na elaboração do plano de negócios. 

Aqui você deve também lidar com a parte burocrática para abrir uma empresa. O ideal é contar com o auxílio de um contador para evitar problemas no preenchimento dos documentos.

6 - Vá atrás de parcerias

Fazer networking é essencial para a conquista de parcerias que podem ajudar você a aprimorar sua ideia e auxiliar no crescimento do negócio. Para encontrar essas pessoas, marque presença em eventos do seu segmento ou visite ambientes de coworking e incubadoras de empresas.

7 - Busque investimento

Por fim, é importante buscar financiamento para sua ideia. No caso de startups, é comum que executivos se tornem investidores-anjo desse modelo de negócio. Também é possível entrar em contato com empresários por meio de programas voltados para a aceleração de startups.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre as startups, a Unifor abriga um HUB de Inovação que pode te ajudar a transformar sua ideia de negócio em realidade.

Fonte: Symplicity (com adaptações da Central de Carreiras Unifor)