qui, 15 abril 2021 14:58
Code Dominó: trabalho de doutorado desenvolve plataforma para o ensino do pensamento computacional
Projeto foi criado pelo professor Daniel Almeida Chagas, da área de Ciência da Computação

Como tese do Doutorado em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza (PPGIA), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, Daniel Almeida Chagas, docente da área de Ciência da Computação, desenvolveu a Code Dominó, uma plataforma robótica para ensino de pensamento computacional por meio de computação tangível (com peças físicas).
O produto final da tese gerou duas patentes para a Universidade de Fortaleza, uma para a linguagem de programação Code Dominó e outra para a plataforma robótica livre Decabot. Os artefatos estão disponíveis para acesso, e sua exploração econômica é executada pela empresa Gênio Azul Educação Tecnológica, com equipe de P&D na aceleradora do Parque Tecnológico da Unifor.
Em outubro de 2020, o projeto foi apresentado na Tchéquia, durante a Conferência Učitel-in sobre o uso significativo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação.
Qual o objetivo da pesquisa?
Apresentar soluções para o ensino de pensamento computacional na busca de requisitos, que culminam com o desenvolvimento de artefatos baseados na tangibilidade, sustentabilidade e afetibilidade das soluções interativas
Por que é importante saber?
O ensino de pensamento computacional perpassa a criação e adoção de instrumentos e artefatos. Comumente os artefatos falham pelo foco em soluções técnicas com embasamentos pedagógicos rasos e comuns, deixando de lado abordagens que podem potencializar o ensino e a experiência do aluno e do professor. A afetividade como catalisadora da educação é uma dessas estratégias.
Quais foram as conclusões?
Como metodologia foram feitas revisões de literatura em soluções comerciais e artigos para elucidação de requisitos, design thinking para projeto de artefatos, aplicado questionários online com professores. A análise foi feita por meio do modelo de aceitação da tecnologia (TAM) e na teoria da auto-motivação (SDT), e modelagem de equações estruturadas para análise estatística do impacto dos fatores implementados na visão dos professores
O trabalho apresenta como resultados uma grande aceitação pelo professor das dimensões afetivas e sustentáveis, por sua utilidade percebida, a ligação entre a sustentabilidade dos artefatos e a autonomia do aluno. A pesquisa traz novas formas de utilização do modelo de aceitação da tecnologia e da teoria da auto motivação.
Daniel Almeida Chagas é Doutor em Informática Aplicada, professor da Universidade de Fortaleza nas disciplinas de IHC e Inovação e Empreendedorismo. Coordenador e pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades da Unifor. Possui graduação em Administração de Empresas - Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2014). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: interação humano computador, educação, prototipação física, Internet das coisas (IoT), usabilidade e user experience.
Orientadora: Prof.ª Drª Ma. Elizabeth Sucupira Furtado