qui, 18 abril 2024 15:09
Conheça a Especialização em Gestão e Direito Desportivo da Unifor e torne-se destaque na área!
A formação EAD dura 21 meses e é destinada a profissionais do direito que desejam aprofundar seus conhecimentos na área
O Direito Desportivo engloba desde contratos de atletas até litígios entre entidades esportivas. Nesta área, as demandas legais são vastas e complexas, exigindo uma formação que ultrapasse os limites tradicionais do Direito. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, oferta a Especialização em Gestão e Direito Desportivo.
Com 25 vagas disponíveis, a formação capacita profissionais para atuar em vários desafios do Direito Desportivo, e investiga as conexões do segmento com outros ramos jurídicos, possibilitando análises realistas e a busca por soluções práticas para uma ampla variedade de questões legais no contexto esportivo.
A modalidade do curso é de educação a distância (EAD), o que proporciona flexibilidade aos participantes para conciliar os estudos com suas atividades profissionais e pessoais. As aulas serão realizadas quinzenalmente, às quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h. A programação permite imersão gradual nos temas abordados, proporcionando aprendizagem eficiente e dinâmica.
Preparação profissional
Com duração de 21 meses, a especialização ajuda os alunos a lidarem com as novas demandas e conflitos no campo do Direito Desportivo, incluindo mudanças nos modelos de entidades esportivas e particularidades dos contratos de trabalho na área. Além disso, tem como objetivo aprofundar o debate sobre novas perspectivas do mundo do esporte, acompanhando as transformações e tendências emergentes.
Francisco Medina, coordenador da Especialização, ressalta que o curso engloba pilares inovadores do Direito Desportivo, como marketing esportivo, direitos de imagem e até mesmo as áreas dos e-sports.
O professor Francisco Medina é também docente do curso de Direito da Unifor e bolsista no Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa (Foto: Arquivo pessoal)
"Nossos alunos são preparados para excelência em diversas frentes do Direito Desportivo. Por meio de simulações práticas, análises de casos e discussões aprofundadas sobre a legislação atual, eles desenvolvem habilidades fundamentais para atuar na consultoria de clubes e atletas, na gestão de contratos desportivos, na resolução de conflitos e em políticas públicas relacionadas ao esporte", afirma o docente.
Possibilidades de atuação
Com conhecimento especializado nas nuances legais do mundo do esporte, os futuros especialistas poderão se envolver em consultoria jurídica para clubes esportivos, atletas profissionais e organizações esportivas.
Além disso, poderão trabalhar na gestão e negociação de contratos esportivos, lidar com questões de direitos de imagem e propriedade intelectual, e também se envolver em litígios relacionados a questões disciplinares ou disputas contratuais.
Com o crescimento do mercado de e-sports, surgem também oportunidades para aplicar conhecimentos em áreas como contratos de patrocínio, direitos de transmissão e regulamentação específica desse setor em constante evolução.